Tornarei a terra em desolação, porquanto cometeram graves transgressões, diz o SENHOR Deus. – Ezequiel 15:8

Em Ezequiel 15, o profeta fala sobre a inutilidade do ramo de videira para qualquer obra além de servir como lenha para o fogo, representando a rejeição de Jerusalém.

A videira inútil (v.1-8):
Recebi esta mensagem do SENHOR: “Filho do homem, como comparar uma videira com uma árvore? Acaso a madeira da videira é útil como a da árvore? Toma-se dele madeira para fazer alguma obra, objeto? Ou toma-se dele alguma estaca, para que se lhe pendure algum objeto, panelas e vasilhas? Eis que é lançado no fogo, para ser consumido, ele só serve para lenha; se ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dele fica também queimado, serviria, acaso, para alguma obra? Ora, se, estando inteiro, não servia para obra alguma, as videiras são inúteis, quanto menos sendo consumido pelo fogo ou sendo queimado, se faria dele qualquer obra?”
Portanto, assim diz o SENHOR Deus: “Os habitantes de Jerusalém são como videiras que crescem entre as árvores do bosque. Porque são inúteis, eu os lancei no fogo para que sejam consumidos. Voltarei o rosto contra eles; ainda que escapem do fogo, providenciarei outro para os consumir; e sabereis que eu sou o SENHOR, quando tiver voltado o rosto contra eles. Tornarei a terra em desolação, porquanto cometeram graves transgressões, foram infiéis a Mim, diz o SENHOR.

No capítulo 14, Ezequiel havia declarado que Deus não pouparia Jerusalém por amor aos poucos justos que estivessem nela (remanescentes). Neste capítulo, ele elimina completamente outro refúgio no qual o povo aparentemente confiava. Sua parábola ensina que Israel não tem superioridade inata sobre outras nações. O povo não deve colocar sua confiança no fato de que fora especialmente escolhido por Deus, pois não era mais uma videira verdadeira, mas apenas madeira, e a mais inútil de todas elas, a que serve apenas como combustível. Se não nos envolvermos com a obra do Senhor, também vamos queimar junto com Satanás e seus anjos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA