Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. – Salmo 146:5-6

O Salmo 146 é o primeiro dos cinco salmos de aleluia que concluem o livro dos Salmos. O tema é um elogio aos benefícios de ter a Deus como auxiliador. O salmo adverte a não colocar a confiança em seres humanos, por mais poder que exerçam.

Não confie nos mortais (v.1-4):

  • Louvai ao Senhor. Ó minha alma, louva ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.  Não confiem nos poderosos, em quem não há salvação. Os homens não preenchem esse requisito. Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos, seus projetos morrem com eles.

Deposite sua confiança no Senhor (v.5-10):

  • Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. Ele fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, guarda a verdade para sempre, e cumpre o que promete. Faz justiça aos oprimidos e dá pão aos famintos. Solta os encarcerados. abre os olhos aos cegos, levanta os abatidos. O Senhor ama os justos, guarda os estrangeiros, sustém o órfão e a viúva, frustra os planos do perverso. O Senhor reinará eternamente; Ele será o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao Senhor! Aleluia!

Libertar da prisão e abrir os olhos aos cegos são ações conjuntas associadas por Isaías à obra que Cristo realizaria (Isaías 42:7). Aquele que criou o delicado mecanismo dos olhos sabe como abri-los quando estão cegos. Ele também abre a visão espiritual para que as pessoas possam ver as coisas do Espírito. Ao contrário dos príncipes terrenos que passam com o tempo, Deus, o grande Rei, sempre estará em Seu trono. Ele nunca abdica de Sua coroa nem será destituído dela.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA