Aleluia! Louvai ao Senhor do alto dos céus, louvai-o nas alturas.  Salmo 148:1

O Salmo 148 é o terceiro dos salmos de aleluia. Não somente os seres celestes, mas poeticamente, os corpos celestes são convidados a se juntar em louvor a Deus. O salmista estende o convite a toda criatura vivente sobre a terra e à natureza inanimada. Ninguém é deixado fora desse convite universal para prestar louvor ao Criador e Mantenedor de todas as coisas.

1- Louvor a Deus no Céu (V.1-6):

  • Aleluia! Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.

2- Louvor a Deus na terra (V.7-14):

  • Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; as feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
    Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor. Aleluia!

Poeticamente, as estrelas, o Sol e a Lua são convidados a prestar louvor a Deus. Os corpos celestes devem sua estabilidade e permanência à onipotente vontade de Deus, seu mantenedor. O salmista coloca a humanidade por último talvez como representante da coroação da obra da criação no que diz respeito a esta Terra. Todas as criaturas do Senhor devem louvar a Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA