O Senhor, porém, era com José. Gênesis 39:21

A história de José é intrigante. Tinha tudo para dar errado, mas deu certo. Você pode imaginar um filho protegido e despreparado, sendo vendido como escravo? Certamente ele não teria estrutura para enfrentar o cativeiro. Um irmão rejeitado por quase todos os demais? Deveria ser emocionalmente fragilizado e sem condições de viver longe de casa. Um homem com desejo de vingança e com os traidores totalmente em suas mãos? Era sua chance de pagar com a mesma moeda.

No entanto, Deus transformou cada fragilidade dele em força. Onde José chegava, as bênçãos apareciam. Afinal, não era a história de José, mas a de Deus atuando por meio de Seu servo.

Quando José chegou à casa de Potifar, tudo começou a prosperar. Foi injustamente para a prisão, mas sua presença transformou a cadeia. Ainda jovem, tornou-se governador do Egito, e todo o país foi abençoado. O patrimônio se multiplicou, e os depósitos ficaram abarrotados. Quando sua família chegou em busca de alimento, também foi abençoada. Encontraram não apenas comida, mas libertação e proteção. O que haviam perdido foi restaurado.

A vida de José era uma bênção porque o Senhor era com ele (Gn 39:21). Mesmo em meio à traição, mentira, prisão e fome, Deus o usava para abençoar. Você também pode levar Jesus a qualquer lugar e ser uma bênção. Que influência está exercendo em sua escola, trabalho, família, cidade ou igreja? Quando você chega, o ambiente fica melhor, as coisas se harmonizam, as soluções aparecem e todos reconhecem que Deus está a seu lado?

A igreja também precisa ser uma bênção. Como a comunidade nos vê? Ela é melhor por estarmos ali? Pelo que somos mais conhecidos? Pelos carros que estacionamos em frente à casa dos vizinhos, pelo barulho de nossos programas, por sermos um povo que não trabalha aos sábados ou por termos espiritualidade profunda e verdade coerente?

Ellen White diz: “Por intermédio de Seu povo hoje, Deus deseja trazer bênçãos ao mundo. Todo obreiro em cujo coração Cristo habita, todo aquele que manifeste Seu amor ao mundo é um colaborador de Deus para bênção da humanidade” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 227).

Que influência sua vida e sua igreja têm exercido? Mais do que palavras, as pessoas querem reconhecer sua religião pelas bênçãos que ela compartilha.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA