Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2010, morreram mais de 6 milhões de pessoas, porque não comeram quantidade suficiente de frutas e verduras. Os sucos centrifugados são uma forma de acrescentar mais vegetais e frutas à dieta. Sob circunstâncias normais, esses sucos não oferecem benefícios adicionais à saúde. Seria mais benéfico se ao invés do suco, mastigassem as frutas e as verduras.

O suco contém a maior parte de vitaminas, minerais, fonte de energia e nutrientes derivados das plantas, mas no geral, menos nutrição do que as frutas ou vegetais inteiros de onde o suco é extraído. As fibras saudáveis podem não estar mais presentes no produto final. Estudos científicos que compararam a fruta com o suco de fruta disponível comercialmente, defendem o consumo da fruta. O simples ato de mastigar é mais saudável e recomendado.

Quando a necessidade é do alimento líquido, o liquidificador também deve ser considerado. Bater o alimento inteiro no liquidificador preserva a fibra natural no produto final. Em um estudo coreano, maçã, pera, caqui e tangerina batidos apresentaram maior retenção das propriedades antioxidantes e componentes benéficos do que a centrifugação das polpas. As fibras regulam a absorção intestinal, portanto as pessoas com síndrome metabólica, pré-diabetes e diabetes mellitos tipicamente são mais beneficiadas comendo as calorias do que bebendo, e têm menos tendência a comer excessivamente. Bater no liquidificador produz calor e pode destruir alguns nutrientes sensíveis ao calor, embora melhore a absorção de outros.

A dieta do “suco-verde” está associada a um melhor gerenciamento do peso em curto prazo e perda de gordura – especialmente ao redor e no interior de órgãos internos. Em um estudo na Universidade da Califórnia, Los Angeles, uma dieta estritamente de sucos durante três dias resultou em efeitos metabólicos positivos que se mantiveram por duas semanas. A simulação do jejum com água e sucos somente, etc., está associada com melhores perfis metabólicos nos estudos com seres humanos.

Portanto, para as pessoas em todo o mundo, onde 80% comem quantidade inadequada de frutas de vegetais, eu digo, primeiro coma o suficiente de frutas e verduras. Consuma-as na embalagem inventada por Deus, e cozinhe os vegetais, grãos e legumes quando necessário. Qualquer coisa além disso, é opcional. – Adventist World (07/2017)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA