Não terás outros deuses diante de Mim. Êxodo 20:3

Nosso mundo está cheio de deuses, todos eles competindo com o único Deus verdadeiro. Por exemplo, os antigos gregos acreditavam na existência de 12 deuses no Olimpo e muitas outras divindades inferiores, todos com forma e paixões humanas. Aristóteles supostamente disse: “Os homens criam deuses à própria imagem, não só no que diz respeito à forma, mas também a seu modo de vida.” Um século antes, Xenófanes havia declarado: “Sim, e se bois, cavalos ou leões tivessem mãos e pudessem pintar com elas, produzindo obras de arte como os homens fazem, cavalos pintariam deuses em forma de cavalo, e bois em forma de boi, criando os corpos dos deuses à imagem de seus diversos tipos. […] Os etíopes pintam seus deuses negros e de nariz arrebitado. Os trácios dizem que os seus são ruivos e de olhos azuis.”

Os dois filósofos gregos estavam certos quanto aos deuses e ídolos que os seres humanos criam para si (Is 44:9-20). O problema começa quando, confusas e frustradas por tantas divindades inventadas ao longo do tempo, as pessoas passam a considerar que o único Deus verdadeiro não passa de mais uma projeção humana.

No livro Uma História de Deus (1994), Karen Armstrong sugeriu que os profetas de Israel atribuíam “os próprios sentimentos e suas experiências pessoais a Deus” e que, “em certo sentido, os monoteístas criaram um Deus para si”. Em 8 de junho de 2009, a obra de Robert Wright, A Evolução de Deus, foi lançada com perspectiva humanista semelhante. Para o autor, “o monoteísmo abraâmico cresceu organicamente do ‘primitivo’ por um processo mais evolutivo do que revolucionário”.

No centro dessa discussão está a pergunta: O que a Bíblia fala sobre Deus é apenas uma recriação humana ou uma revelação divina? Tanto Armstrong quanto Wright ficariam com a primeira opção; entretanto, a Bíblia defende a segunda. Recebemos a garantia de que “jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:21, NVI).

Aqueles que insinuam que o Deus bíblico é um deus criado estão recriando uma divindade humana para si. Esse é o caso de qualquer um ou de qualquer coisa que tome o lugar de Deus em nossa vida ou se torne uma divindade para nós. O mandamento é claro: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êx 20:3). A única maneira de evitar a idolatria é acreditar em Deus. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA