Sonda-me, ó Deus, […] prova-me […] e guia-me pelo caminho eterno. Salmo 139:23, 24

O Salmo 139 é considerado a coroa dos salmos. Nesse poema inspirado, o salmista destaca alguns dos atributos incomunicáveis de Deus e se rende em louvor e exaltação diante da presença, do poder e da sabedoria divina.

Na primeira estrofe (v. 1-6), Davi apresenta a onisciência de Deus. Essa característica divina permite que nossa mente seja constantemente “­escaneada” por Deus de modo que os motivos de nosso coração possam ser avaliados e orientados por Ele. Nada passa despercebido à sabedoria infinita. Deus sabe de tudo. Conhece como ninguém as lutas que enfrentamos e emprega todo esse conhecimento para abençoar Seus filhos.

Na segunda estrofe (v. 7-12), o salmista fala da onipresença de Deus. Ele está em todos os espaços: desde o mais alto céu até a região mais profunda da Terra. Nem Jonas, dentro de um grande peixe; Elias, no interior de uma caverna; Daniel, na cova dos leões; nem seus companheiros, na fornalha ardente, estiveram fora do alcance de Deus. Estamos sempre diante Dele, mesmo que aparentemente sozinhos.

Na terceira estrofe (v. 13-18), Davi se refere à onipotência divina. Deus é capaz de fazer todas as coisas. Ninguém pode detê-Lo. Ele transformou o mar em terra seca, uma rocha em fonte de água e cinco pães e dois peixes em comida para uma multidão. Ele andou sobre as águas, transformou a doença em saúde, a culpa em perdão e continua fazendo milagres para restaurar vidas.

Na quarta estrofe (v. 19-24), aqueles que reconhecem a grandeza de Deus demonstram o desejo de viver com Ele. Por isso, Davi encerra o salmo com três orações: “Sonda-me”, pedindo a Deus que o examine a fundo; “prova-me”, buscando mais refinamento e “guia-me pelo caminho eterno”, expressando submissão aos planos do Senhor.

Temos um grande Deus e podemos confiar nossa vida a Seus cuidados. “Somos por nós mesmos incapazes de fazer qualquer bem; mas o que não somos capazes de fazer o poder de Deus há de realizar em toda pessoa submissa e crente” (O Desejado de Todas as Nações, p. 98).

Ao longo deste dia, lembre-se de que você está na presença constante de um Deus todo-poderoso que sabe de todas as coisas. Com Ele, você nunca estará sozinho, não poderá ser vencido pelo medo e terá sempre a segurança de andar pelo caminho da eternidade.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA