E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do Meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Mateus 19:29

Você já se perguntou se realmente vale a pena deixar amigos, hábitos, lugares, roupas ou alimentos para ser fiel a Deus? O jovem rico tinha essa dúvida. Porém, com base em critérios humanos e imediatistas, ele resolveu amar mais a riqueza do que Jesus.

Após observar a atitude desse homem, Pedro foi direto e perguntou a Cristo: “Eis que nós deixamos tudo e Te seguimos; que receberemos?” (Mt 19:27, ARC). A resposta do Senhor, retratada no verso de hoje, não deixa dúvida alguma sobre os benefícios incontáveis de ficar do lado de Deus.

Não seguimos Cristo pelo que ganhamos, mas porque O amamos e pela esperança que vibra em nosso coração. Mesmo assim, essa escolha tem resultados para esta vida. Em minha adolescência, certa vez, tentei fazer uma lista das 100 coisas que poderia ganhar seguindo a Jesus. Obviamente não consegui concluí-la no centésimo item. Deus oferece muito mais do que podemos listar. Contudo, daquela lista, guardei três benefícios.

(1) Felicidade. Deus nos criou e entregou a Bíblia como manual do fabricante. Nessas páginas santas, estão registrados os segredos para “funcionarmos bem”. Ao seguirmos suas orientações nos aproximamos do plano original de Deus e da felicidade que Ele planejou.

(2) Liberdade. Apesar de alguns acharem que a perdemos, o próprio Jesus garante que a verdade nos liberta (Jo 8:32). Quem vive de acordo com as orientações da Bíblia não tem dificuldade para mudar de vida. Quem vive sem regras, mesmo que não saiba, é escravo dessa condição. Quando tenta mudar, descobre que não consegue. Por outro lado, quem deixa tudo para seguir Cristo é livre de verdade.

(3) Proteção. Uma pesquisa, realizada em 17 países, indicou que sexo, drogas e violência são os três problemas que mais afetam os jovens de hoje. Estamos apenas colhendo os resultados da falsa liberdade estimulada em grande medida a partir do final da década de 1960. No entanto, jovens, adultos, crianças ou idosos que deixam tudo para seguir Cristo, estão protegidos desses problemas e de muitos outros.

Vale a pena seguir Jesus. Você ganhará muitas bênçãos nesta vida e ainda herdará a eternidade.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA