Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

tentação é uma força poderosa e assídua. Muitas pessoas, em vez de resistir a ela, apenas dão desculpas para cair. Por exemplo, um dos personagens do dramaturgo e romancista irlandês Oscar Wilde disse: “Consigo resistir a tudo, menos à tentação.” A atriz de cinema norte-americana Mae West confessou: “Em geral, eu evito a tentação, exceto quando não consigo resistir a ela.” Essas declarações minam o poder transformador do evangelho.

Em um sermão pregado em Harbor Heights, Michigan, em 22 de julho de 1891, Ellen White advertiu: “As tentações nos cercarão enquanto vivermos. Satanás nos tentará de uma maneira e, se não nos vencer, nos tentará de outra. E assim seus esforços nunca cessarão” (Sermons and Talks, vol. 1, p. 154). Em 1858, ela declarou que “o poder de Satanás hoje para tentar e enganar é dez vezes maior do que nos dias dos apóstolos” (Spiritual Gifts, vol. 2, p. 277). Cientes disso, devemos identificar nossas fraquezas pessoais e aprender como vencê-las pela graça de Deus.

Randy Alcorn destacou sabiamente: “Sempre é mais fácil evitar a tentação do que resistir a ela.” Assim como Adão e Eva deveriam ter permanecido longe da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:15-17), precisamos evitar todas as circunstâncias que podem nos levar ao pecado. Mesmo assim, tentações previsíveis e imprevisíveis procurarão nos enganar. Não temos poder em nós mesmos para vencer as estratégias de Satanás. A vitória só pode ser obtida se primeiramente nos sujeitarmos a Deus e, depois, revestidos do poder Dele, resistirmos ao diabo (Tg 4:7).

Cristo é nosso exemplo confiável de resistência às tentações, pois Ele, “como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado” (Hb 4:15, NVI). Jesus enfrentou a tentação com oração (Mt 26:36-46), fidelidade incondicional à Palavra de Deus (Mt 4:1-11) e cântico de músicas apropriadas (Educação, p. 166). Essas devem ser nossas estratégias também.

Se nos colocarmos nas mãos de Deus, Ele nos protegerá de “todos os dardos inflamados do Maligno” (Ef 6:16). Ele não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar e providenciará um caminho de escape (1Co 10:13, NVI). Toda tentação que vencemos nos fortalece a superar outras. Por isso, seja forte no Senhor!                                                Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA