Ouvindo, pois, o filho de Saul que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram, e todo o Israel pasmou. – II Samuel 4:1
Em II Samuel 4, a morte de Abner desestabilizou o reino de Isbosete, que era totalmente dependente dele. Agora estava só, sem ter em quem se apoiar, e isso fez com que ele se sentisse mais frouxo do que já era, como líder de Israel (v.1).
Vendo a situação, dois de seus capitães, Baaná e Recabe, vieram até sua casa, ao meio-dia, horário do maior calor do dia, e o rei dormia, entraram  sem nenhuma dificuldade e o mataram, cortaram sua cabeça e a levaram à Davi, achando que Davi ficaria feliz e os recompensaria pelo que fizeram. Ele realmente os recompensou, mas não como eles esperavam. Mandou matá-los por terem “matado a um homem justo enquanto dormia” (v.2-12).
Esse capítulo também fala sobre Mefibosete, um filho de Jônatas, que quando falaram da morte de Saul e seus filhos, sua ama do menino, ele tinha 5 anos da época, o pegou e correu, mas ele caiu e ficou aleijado (v.4).
Davi começava seu reinado de uma forma inesperada, pois seus inimigos iam sendo mortos por pessoas que estavam se vingando, ou achando que estavam o ajudando. Davi mostrava ser um homem justo, e a serviço de Deus, apesar de suas quedas, mas havia sinceridade em seu coração. Deus ama aqueles que o servem com sinceridade, com vontade de acertar, mesmo quando erram ao tomar decisões precipitadas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA