Até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer. Daniel 4:32, NVI

 

Enquanto visitava o Kremlin e o mausoléu de Lenin em Moscou em maio de 2014, vários pensamentos me vieram à mente. Imaginei a Revolução Russa (1917) e a poderosa União Soviética (1922-1991). Vladimir Lenin (1870-1924) declarou energicamente: “Não pode haver nada mais abominável que a religião.” “Nosso programa necessariamente inclui a propaganda do ateísmo.” “Dê-me quatro anos para ensinar as crianças, e as sementes que eu plantar nunca serão arrancadas.” Lenin nunca imaginaria que, um dia, muitas de suas sementes do ateísmo seriam arrancadas, e a religião seria pregada até mesmo no Palácio Estatal do Kremlin, construído para ser o local de reuniões do Partido Comunista.

Um artigo de capa do jornal diário russo Izvestia publicou, no dia 9 de março de 1992, a decisão do Soviete Supremo da Federação Russa: “Os ex-representantes do povo da União Soviética estão planejando realizar sua assembleia no lugar de costume, o Palácio Estatal do Kremlin. […] Na agenda do Palácio está planejada outra atividade para os dias 14 a 25 de março, intitulada Caminho Bíblico para uma Nova Vida. Ela será realizada por adventistas do sétimo dia norte-americanos.”

Conforme planejado, a Igreja Adventista do Sétimo Dia realizou uma campanha evangelística completa no Palácio Estatal do Kremlin, com seus 6.500 lugares. As reuniões foram dirigidas por Mark Finley, com a presença diária de dez a doze mil pessoas em duas sessões e mais de 1.400 batismos. Essa foi apenas uma das várias estratégias evangelísticas que a Igreja Adventista implementou após a abertura política.

Na Adventist Review de 18 de junho de 1992, William G. Johnsson destacou que a Igreja Adventista do Sétimo Dia havia fundado na Rússia: (1) o primeiro seminário protestante, (2) a primeira casa publicadora cristã, (3) a primeira clínica particular, (4) o primeiro programa de rádio religioso nacional, (5) o primeiro canal de televisão religioso e (6) a primeira campanha evangelística no Kremlin. Que abertura naquela região desafiadora e que lista impressionante de realizações!

Nunca perca a esperança! Deus tem “um poder capaz de mudar os corações como são desviados os cursos de água” (Profetas e Reis, p. 631). O mesmo que Ele fez na Rússia é capaz de realizar em qualquer outra parte, inclusive em nossa vida.                          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA