Dispõe-te e resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti. Isaías 60:1

Em Isaías 60, o profeta fala sobre a glória do novo Israel com a ampla adesão de gentios, e as grandes bênçãos que virão depois da aflição. Descreve a obra gloriosa a ser realizada por Israel, incluindo uma reforma. Deus não desiste de Seu povo.

A glória futura de Jerusalém (v.1-7):
Levante-se,  Jerusalém! Que a sua luz brilhe para que todos a vejam! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. A escuridão (espiritual) cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a Sua glória. As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer.
Olhe ao redor, e veja: todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos, e as suas filhas vêm carregadas nos bra­ços. Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria, porque a riqueza dos mares lhe será trazida, e a você virão as riquezas das nações. Manadas de camelos cobrirão a sua terra (caravanas de comerciantes), camelos novos de Midiã e de Efá. Virão todos os de Sabá carregando ouro e incenso e proclamando o louvor do Senhor. Todos os rebanhos de Quedar se reunirão junto de você, e os carneiros de Nebaiote a servirão; serão aceitos como ofertas em meu altar, e adornarei o meu glorioso templo.
As nações se voltam para o Senhor (v.8-14):
Quem são estes que voam como nuvens, como pombas para os seus ninhos?  São navios dos confins da terra; à frente vêm os navios de Társis, trazendo de longe os seus filhos, com prata e ouro, em honra ao Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, porque ele se revestiu de esplendor. 
Estrangeiros (gentios) reconstruirão os seus muros, e seus reis a servirão. Com ira eu a feri (cativeiro babilônico), mas com amor lhe mostrarei compaixão. As suas portas permanecerão abertas; jamais serão fechadas, dia e noite, para que lhe tragam as riquezas das nações, com seus reis e sua comitiva. Pois a nação e o reino que não a servirem perecerão; serão totalmente exterminados.
A glória do Líbano virá a você; juntos virão o pinheiro, o abeto e o cipreste, para adornarem o lugar do meu santuário; e eu glorificarei o local em que pisam os meus pés.  Os filhos dos seus opressores virão e se inclinarão diante de você; todos os que a desprezam se curvarão aos seus pés e a chamarão Cidade do Senhor, Sião do Santo de Israel.
A paz e a justiça reinarão (v.15-18):
Antes você era abandonada e odiada, ninguém sequer passava por você, mas agora farei de você um orgulho, uma alegria para todas as gerações. Você beberá o leite das nações e será amamentada por mulheres nobres. Então você saberá que eu, o Senhor, sou o seu Salvador, o seu Redentor, o Poderoso de Jacó. Em vez de bronze eu lhe trarei ouro, e em vez de ferro, prata. Em vez de madeira eu lhe trarei bronze, e em vez de pedras, ferro. Farei da paz o seu dominador, da justiça, o seu governador. Não se ouvirá mais falar de violência em sua terra, nem de ruína e destruição dentro de suas fronteiras. Os seus muros você chamará salvação, e as suas portas, louvor.
O Senhor reinará (v.19-22):
O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar (nunca deixarão de existir, mas já não serão a luz principal), pois o Senhor será a sua luz para sempre; será a sua glória. Os seus dias de tristeza terão fim. Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória. O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. No tempo certo, eu, o Senhor, farei isso acontecer.

Todas estas promessas que foram feitas à Israel, não ocorreram devido a desobediência do povo às orientações de Deus. Mas se cumprirão quando Cristo voltar para buscar os que Lhe são fiéis. A igreja, como o novo Israel, deve desviar os olhos das coisas terrenas, a fim de ter um vislumbre do tempo prestes a chegar; e, buscar com fervor se preparar para esse dia.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA