Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Mateus 5:33

Nos últimos versos de Mateus 5, Jesus explica a profundidade e extensão dos Dez Mandamentos. Nos versos 21 a 26, Ele destaca o sexto mandamento (“Não matarás”) e, de 27 a 32, discute as implicações do sétimo mandamento (“Não adulterarás”). Nos versos 33 a 37, Jesus Se concentra no nono mandamento (“Não dirás falso testemunho”) e no terceiro (“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”). No Sermão do Monte, estamos diante de uma exposição sobre aspectos do significado da Lei pelo próprio Legislador divino.

À primeira vista, o mandamento de Jesus contra juramentos parece ser de menor importância em relação aos outros mandamentos. Afinal, como comparar um juramento com o ato de tirar a vida humana ou de ser infiel no casamento?

No entanto, nossas palavras estão no centro de tudo o que fazemos. São a base dos negócios, das relações familiares, governamentais e internacionais. Quando as palavras não são honestas, tudo o mais começa a desmoronar. Quando um cônjuge não pode confiar no outro, ou os filhos perderam a confiança nos pais, como pode a família funcionar de maneira eficiente?

E que dizer do mundo em geral? Quando os sócios de uma empresa comercial mentem um ao outro, seu negócio está em perigo. Da mesma forma, os clientes precisam ser capazes de confiar que os profissionais falam sempre a verdade.

Sem dúvida, um dos maiores problemas do mundo é que falar a verdade se tornou uma virtude muito rara. E os efeitos dessa raridade são evidentes demais em famílias desfeitas, na abundância de tribunais e na desconfiança internacional. Vivemos em um mundo de pecado, e a raiz de muitos deles é fruto da desonestidade. O pai da mentira teve muito êxito.

Como cristãos, queremos fazer parte da solução e não do problema. Ajuda-nos neste dia, querido Pai, a renovarmos nosso compromisso com a importância da palavra verdadeira.

George R. Knight, 21/5/2001, MM 2021, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA