E os discípulos, ao verem-No andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. Mateus 14:26

As terríveis atrocidades da Segunda Guerra Mundial haviam terminado, e o mundo estava sob o impacto da Guerra Fria. A chamada “Cortina de Ferro” separava o bloco oriental (liderado pela União Soviética) do bloco ocidental (liderado pelos Estados Unidos). As feridas do passado ainda não tinham se curado, e havia não apenas muita ansiedade, mas também incerteza quanto ao futuro. Como se não bastasse, no dia 4 de outubro de 1957, os soviéticos chocaram o mundo ao lançar Sputnik I, o primeiro satélite artificial do mundo.

No contexto dos dois blocos conflitantes e competitivos, o Sputnik deixou os norte-americanos pasmos, pois eles pensavam que seu país fosse a nação mais avançada do planeta. Em uma perspectiva mais global, muitas pessoas começaram a indagar qual seria o significado e propósito completos de tudo isso. Muitos questionavam: “O que acontecerá agora que objetos artificiais gravitam acima de nós?”; “E se caírem em cima da gente?”; ou “Será que são objetos espiões invadindo nossa privacidade?”.

A reação mundial negativa ao lançamento do Sputnik confirmou, mais uma vez, que nós, seres humanos, temos a tendência de temer demais o desconhecido. Qualquer suposta ameaça ao nosso bem-estar ou à nossa sobrevivência pode despertar um alto nível de temor e ansiedade. Se não for controlado, ele pode facilmente se transformar em um distúrbio psicológico que nos leve a “temer até a própria sombra”.

O texto bíblico de hoje fala de um medo coletivo que tomou conta dos discípulos de Jesus enquanto navegavam pelas águas tempestuosas do mar da Galileia. Ao verem Cristo andando sobre o mar, concluíram apressadamente que se tratava de um “fantasma” e gritaram de medo! Mas o registro inspirado nos conta que, quando Jesus entrou no barco, o vento cessou, e eles O adoraram. A presença de Jesus fez toda a diferença!

Alguns estudos demonstram que 85% de nossas preocupações nunca se concretizam. Lembre-se de que preocupações, apreensões e temores não resolvem problemas, somente nos colocam em alerta. Se você tem medos incontroláveis, por que não confiar esses medos ao Senhor? “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5:7, NVI). “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4:7). – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA