Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei. Daniel 1:8

Depois de conquistar o território judaico, Nabucodonosor pediu que Aspenaz, chefe de seus eunucos, selecionasse jovens destacados para serem preparados para servi-lo. Estariam no palácio e comeriam da mesa do rei durante três anos e então iniciariam suas atividades (Dn 1:3-5).

Naquele grupo, estavam Daniel e seus três amigos. Era a grande chance deles. Foram selecionados e levados para dentro do palácio. Teriam o melhor do reino, e as portas seriam abertas. O futuro já estava garantido. Não podiam perder a oportunidade. A maioria das pessoas se submeteria às orientações para não ter que voltar a viver entre os cativos. Porém, essa não foi a atitude dos jovens hebreus.

Primeiro tiveram coragem de ser diferentes e decidiram “não ­contaminar-se com as iguarias do rei” (Dn 1:8). Poderia ser um assunto discutível, pois era uma comida selecionada, de qualidade e com algumas coisas permitidas pela dieta judaica. Contudo, eles não foram atrás da exceção ou da acomodação. Decidiram buscar os valores mais elevados.

Decidiram também acreditar em suas convicções e lutar por elas. Não tiveram medo de pedir, correr atrás, dar o melhor de si e garantir que a oportunidade fosse muito bem aproveitada. Não brigaram nem impuseram, mas ganharam a confiança antes de conquistar seu direito.

Eles também entenderam que ser diferentes significaria assumir um compromisso. Em nenhum momento, colocaram em risco sua decisão. Não foram radicais numa área e liberais em outra. Não pediram uma exceção na alimentação para depois extravasar na diversão. Não buscaram privilégios e depois fugiram da responsabilidade. Eles sabiam que, quando alguém aceita ser diferente, acaba indo para a vitrine, e sua vida passa a ser vigiada, as cobranças se intensificam e a responsabilidade aumenta. Por isso, cada dia conquistavam mais o favor do chefe dos eunucos.

O resultado você conhece. O próprio rei reconheceu que eles se tornaram “dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino” (Dn 1:20, NVI). Tiveram as mesmas oportunidades que os demais, mas decidiram ser fiéis no pouco e honrar seu compromisso. Deus recompensou a fidelidade deles e irá recompensar a sua sempre que decidir não negociar os valores do Céu e permanecer fiel.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA