Tive por necessidade escrever-vos, e exortar a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Judas 3, ACF

Claudio Dessignet e sua família foram os primeiros adventistas que chegaram ao Chile, em 1885, vindos da França. Em 1894, os colportores pioneiros A. Nowlin, Frederick Bishop e Thomas Davis se uniram à família Dessignet.

No começo, as dificuldades eram imensas, mas os milagres do Senhor são sempre maiores. Os pioneiros não hesitaram em ser consumidos pela causa que tanto amavam.

O pioneiro Victor Thomann, evangelista nato, falava seis línguas e buscava todas as maneiras de alcançar pessoas: colportagem, pregação, educação e outros. Ele viajava longas distâncias para visitar novos grupos de adventistas e encorajá-los a ser fiéis, aprofundar seu conhecimento bíblico e participar da missão.

Em 1905, ele viajava a cavalo dentro de uma grande floresta de pinheiros levando uma grande soma de dízimos e ofertas. De repente, ouviu o som de outros cavalos galopando em sua direção e percebeu que seria assaltado.

Seguiu ao lado do rio Tolten, percorrendo um caminho paralelo, até chegar a uma ponte de madeira. Viu uma casa grande e iluminada do outro lado do rio, atravessou a ponte e perguntou se havia alguma acomodação.

Ficou surpreso quando descobriu que a casa era o posto policial que fazia a segurança da região. A maior surpresa ainda estava por vir. Os policiais o receberam e o convidaram para entrar. Assim que entrou, um dos policiais lhe perguntou como havia conseguido chegar até lá. “Atravessei a ponte de madeira”, disse ele. Então o policial lhe disse de forma contundente: “Não há ponte neste lugar nem nesta região do rio.”

É emocionante ver como Deus cuida de seus missionários fiéis. Em 2017, visitando Temuco, no sul do país, encontrei outro pastor Victor Thomann, que é bisneto do pioneiro e tem o mesmo nome. Ele me emprestou a Bíblia do missionário e fiquei emocionado ao tocar aquelas páginas que fortaleceram sua confiança e levaram salvação a tantas pessoas.

Essa história me faz pensar sobre nossa missão de advertir o mundo. Ellen White nos pergunta: “Que estamos fazendo, como indivíduos, para levar a luz a outros? Deus deixou a cada homem sua obra; cada um tem sua parte a desempenhar, e não podemos negligenciar essa obra senão com risco para nossa alma” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 126). Faça sua parte cada dia!

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA