Meu Deus! Estou confuso e envergonhado para levantar a ti a face, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus. – Esdras 9:6

Em Esdras 9, após Esdras ter se instalado em Jerusalém, foi procurado por alguns dos príncipes, que lhe informaram que o povo de Israel, os sacerdotes, e os levitas estavam unidos em casamento com pessoas de outras nações, adoravam outros deuses, e, assim, “se misturou a linhagem santa com os povos da terra, e os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão” (v.1-2).

Esdras ficou “atônito” diante deste fato, rasgou suas vestes e arrancou os cabelos da cabeça e da barba. Logo se juntaram a ele os que “tremiam das palavras do Deus de Israel”, e Esdras ficou “assentado atônito até a hora do sacrifício da tarde” (v.3-4).

Quase toda a liderança, e a maioria do povo, transgredia conscientemente a Lei de Deus. Esta era a causa que levou ao cativeiro babilônico o povo de Deus, a mistura com nações pagãs. Estavam voltando a estaca zero, e correndo o risco de que Deus não os aceitasse mais como Seu povo. Na hora do sacrifício da tarde, Esdras se levantou, e se pôs de joelhos, esvaziando sua alma em súplica ao Céu, intercedendo pelo povo (v.5).

Então orou: “estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face” em função das “nossas iniquidades”. Relembrou as causas do cativeiro babilônico. E agora, quando Deus manifesta a Sua graça, para “nos dar um pouco de vida na nossa servidão… ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos” (v.6-13).

“Tornaremos a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu, assim, contra nós, até de todo nos consumires, até não haver restante nem alguém que escapasse?… Aqui estamos diante de Ti com nossa culpa, um mero remanescente que escapou, embora, por sermos culpados, nenhum de nós tenha o direito de estar em tua presença. ” (v.14-15).

Esdras se humilhou diante de Deus, rasgou não só as vestes, mas o coração também, abrindo-o à Deus, diante de tamanha transgressão. Buscou uma solução em Deus, e o SENHOR nunca desampara Seus filhos. Confie e espere em Deus!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA