Ó Israel, fique longe dos ídolos! Sou eu que respondo às suas orações e cuido de vocês. Oseias 14:8

Em Oseias 14, Deus, através de Seu profeta, faz um apelo para que o povo se arrependa de seus pecados e se volte para Ele.

Exortação ao arrependimento (v.1-7):
Volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Tragam suas confissões e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.
A Assíria não nos pode salvar; nossos cavalos de guerra também não. Nunca mais diremos aos ídolos que fizemos: “Vocês são nossos deuses”. Somente em ti os órfãos encontram misericórdia. (O profeta Oseias faz um último apelo ao seu povo para abandonar a maldade e voltar para o Senhor. Ainda não era tarde demais. Mas o dia da oportunidade estava passando rapidamente. A Assíria estava no auge de seu poder, e suas ambições imperialistas logo engoliriam a nação israelita embriagada pelo vício e pela idolatria).
Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio. Como o cedro do Líbano aprofundará suas raízes; seus brotos crescerão. Seu esplendor será como o da oliveira, sua fragrância como a do cedro do Líbano. Os que habitavam à sua sombra voltarão. Reviverão como o trigo. Florescerão como a videira, e a fama de Israel será como a do vinho do Líbano. (A oliveira é chamada de rainha das árvores frutíferas da Palestina. Era especialmente valiosa. Seu óleo era usado como alimento e iluminava. Seu fruto era tão abundante e útil, o seu verde, tão esplêndido, e sua folhagem, tão firme e fresca, que provia uma imagem vívida da gloriosa perspectiva de Efraim).
Apelo final (v.8-9):
Ó Israel, fique longe dos ídolos! Sou eu que respondo às suas orações e cuido de vocês. Sou como um pinheiro verde; o fruto que você produz de mim procede. Quem for sábio, entenda estas coisas; quem tem discernimento, ouça com atenção. Os caminhos do Senhor são retos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.
Oseias termina a profecia com o apelo para que seu povo seja atento às palavras que o Senhor falou por meio dele. A questão foi colocada claramente diante dos israelitas. Havia dois caminhos diante deles: continuar em seus pecados e colher os resultados inevitáveis, ou buscar a Deus de todo o coração e obter a salvação. Infelizmente escolheram continuar nos caminhos maus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA