Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. Gênesis 8:20
Em Gênesis 8, Deus lembrou-se de Noé e família, e de todos os animais que estavam com ele na arca, e enviou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar pouco a pouco. As fontes das profundezas e as comportas do céu se fecharam, e a chuva parou. Ao fim de 150 dias, no 7o mês, no 17o dia, a arca pousou nas montanhas de Ararate (na Armênia). As águas continuaram a baixar até o 10o. mês, e no 1o dia, apareceram os topos das montanhas (v.1-5).
Após mais 40 dias, Noé abriu a janela da arca. Soltou um corvo, mas este ficou dando voltas. Depois soltou uma pomba mas ela não encontrou onde pousar os pés porque as águas ainda cobriam a terra e retornou a arca. Mais 7 dias e soltou novamente a pomba. Ela voltou ao entardecer, trazendo em seu bico uma folha de oliveira. Noé então ficou sabendo que as águas tinham diminuído sobre a terra. Esperou outros 7 dias e soltou a pomba, mas desta vez ela não voltou (v.6-12).
No ano 601 da vida de Noé, no 1o dia do 1o mês, secaram-se as águas na terra. Então removeu o teto da arca e viu que a superfície estava seca. No 27o dia do segundo mês, a terra estava completamente seca. A arca foi um refúgio em tempo de perigo, um lar para os desabrigados e um templo onde a família de Noé adorava a Deus. Conduziu-os em segurança do velho mundo para o novo, de um ambiente de vício e pecado para uma Terra purificada do pecado (v.13-14).
Então Deus disse: Saia da arca, você e sua família, e todos os animais que estão com você, para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem. Noé havia aprendido a confiar em Deus e a esperar pacientemente durante os 120 anos de pregação e construção da arca. Esse longo período foi seguido por mais de um ano na arca. Quando a arca repousou sobre as montanhas do Ararate, começou um tedioso tempo de espera, que durou mais 7 meses. Deus não se esqueceu de Noé, e ele aguardou Suas orientações para descer da arca (v.15-19).
Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor disse: Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei os seres vivos como fiz desta vez. “Enquanto durar a terra, haverá plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (v.20-22).
O primeiro ato de Noé, após sair da arca, foi adorar a Deus. Não era apenas uma expressão de gratidão por haver sido preservado, mas também um testemunho de sua fé no Salvador.