Louvado seja o Senhor neste dia, pois deu a Davi um filho sábio para ser rei dessa grande nação! – I Reis 5:7

Em I Reis 5, o rei Hirão, de Tiro, manda mensageiros para cumprimentar Salomão, por substituir Davi, seu grande amigo, no trono de Israel. Salomão aproveita a oportunidade da presença dos mensageiros, e fala sobre a construção do templo ao Senhor, que seu pai não pode efetuar devido as guerras em que se envolveu subjugando as nações inimigas, e que iria precisar de muita madeira, e os cedros do Libano seriam a madeira ideal para o templo (v.1-6).

Também fez uma parceria com Hirão, pois além de os cedros estarem em seu território, ele também tinha os melhores cortadores. Se prontificou em mandar seus homens para ajudar aos sidônios, e pediu que Hirão estabelecesse o o valor a ser pago. Hirão exaltou a sabedoria de Salomão, e disse que forneceria toda a madeira que se fizesse necessária e seus homens a levariam pelo Mediterrâneo até o local determinado por Salomão, e o pagamento poderia ser feito com alimentos para o seu palácio. Salomão lhe enviava, anualmente, 20.000 cestos grandes de trigo (cerca de 4.400.000 litros) e 20.000 tonéis de azeite puro de oliva (cerca de 420.000 litros). Salomão e Hirão fizeram um acordo de paz (v.7-12).

Para a ajudar no corte e transporte da madeira Salomão convocou 30.000 trabalhadores de todo o Israel, dividindo em grupos de 10.000, e a cada mês um desses grupos ia para o Libano trabalhar, sob o comando de Adonirão. Também tinha mais 70.000 carregadores, 80.000 cortadores de pedra na região montanhosa e 3.600 chefes para supervisionar as obras. Ele gerou muitos empregos para o povo. Ainda mandou extrair grandes blocos de pedra de alta qualidade para os alicerces do templo (v.13-18).

Salomão estava fazendo uma casa para o Senhor, e não poupou esforços para tal. A sabedoria que Deus deu a Salomão estava sendo canalizada para construir o melhor Templo para Deus. Dando o melhor de si para o Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA