Nabucodonosor mandou queimar o templo do Senhor, o palácio real e todas as casas de Jerusalém. Também derrubou os muros da cidade.  II Reis 25:8-10

Em II Reis 25, após a rebelião do rei Zedequias contra Nabucodonosor.  Jerusalém foi sitiada por quase dois anos, pelos babilônios. Já não tendo pão para comer, o povo de Jerusalém abriu uma brecha nos muros da cidade e fugiram, durante a noite, mas foram alcançados pelo exército inimigo. Zedequias foi preso, e seus filhos foram mortos à sua própria vista, e então lhe vazaram os olhos e o levaram para Babilônia (v.1-7).

Nebuzarada, chefe da guarda do rei de Babilônia, veio para queimar e saquear a Casa do SENHOR e todas as casas de Jerusalém. Derrubou todos os muros, cortou em pedaços as colunas de bronze que estavam na Casa do SENHOR, e levaram todos os utensílios do santuário para Babilônia. O peso do bronze de todos os utensílios era incalculável. Levou também todos os utensílios de prata e ouro que acharam no templo. Deixou apenas os mais pobres da terra morando em Jerusalém (v.8-17).

Executou alguns líderes que haviam se escondido, incluindo o sumo sacerdote Seraías. Nomeou Gedalias para governar sobre Jerusalém, mas este foi morto por alguns dos capitães dos exércitos que haviam fugido, e depois foram para o Egito. Enquanto isso, em Babilônia, após 37 anos de cativeiro, Joaquim, rei de Judá, foi libertado do cárcere por Evil-Merodaque, rei de Babilônia, e passou a comer pão na sua presença todos os dias de sua vida (v.18-30).

A que ponto a desobediência do homem chega: povo levado para o cativeiro, juntamente com seus líderes, destruição de Jerusalém, saque a Casa do SENHOR. Deus ama seu povo, e os quer salvar, mas o povo não corresponde as expectativas de Deus. Querem tirar proveito das bênçãos que Deus lhes promete, mas não querem cumprir as suas determinações. Deus já desvendou o final da história, agora cabe a cada um de nós definir de que lado estaremos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA