Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Lucas 21:20

Um dos capítulos mais trágicos da história de Israel foi a conquista e destruição de Jerusalém pelos exércitos romanos no ano 70 d.C., conforme predito por Jesus em seu sermão escatológico (ver Mt 24; Lc 21). Além das advertências de Cristo, ocorreram vários acontecimentos estranhos, como avisos sobrenaturais das calamidades iminentes que levariam à ruína da cidade.

Flávio Josefo, no livro A Guerra dos Judeus, menciona que uma estrela semelhante a uma espada e um cometa foram vistos por um ano inteiro. Uma forte luz brilhou por meia hora à noite em volta do altar e do templo. Uma novilha deu à luz um cordeiro no meio do templo a caminho de ser sacrificada. A porta oriental do templo, extremamente pesada e trancada com toda segurança, se abriu sozinha.

Quatro anos antes do início da guerra, quando a cidade ainda desfrutava paz e prosperidade, um estranho chamado Jesus, filho de Ananias, começou a clamar em voz alta: “Uma voz do oriente, uma voz do ocidente, uma voz dos quatro ventos, uma voz contra Jerusalém e a casa santa, uma voz contra os noivos e as noivas, e uma voz contra todo esse povo!” Ele continuou a proclamar essas palavras até ser morto por uma pedra durante o cerco da cidade.

Jesus Cristo advertira Seus discípulos, dizendo que, quando vissem Jerusalém sitiada de exércitos, deveriam saber que sua desolação estava próxima e fugir da Judeia para as montanhas (Lc 21:20, 21). Eusébio explica que “o povo da igreja de Jerusalém foi ordenado, por um oráculo dado mediante revelação antes da guerra, para aqueles que estivessem dentro da cidade e tivessem condições, fugissem e fossem habitar em uma das cidades da Pereia, à qual deram o nome de Pella” (História Eclesiástica).

No dia 7 de setembro de 70 d.C., Jerusalém foi completamente tomada pelos romanos. Entretanto, todos aqueles que levaram a sério a advertência de Cristo e saíram da cidade foram salvos! Assim como Cristo mencionou os sinais da queda de Jerusalém, Ele também enfatizou que diversos eventos indicariam a aproximação de Sua segunda vinda e o fim do mundo. Nas palavras Dele: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lc 21:28)!                                Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA