Respondeu-lhes José: Não temais, acaso, estou eu em lugar de Deus? Gênesis 50:19

A lamentação e o enterro de Jacó (v.1-14):

Em Gênesis 50, após José chorar a morte de seu pai, ordenou aos médicos que o embalsamassem. Esse processo levou 40 dias. Os egípcios choraram sua morte por 70 dias.
Passado o luto, José falou à corte do faraó para o liberarem para fazer o enterro de seu pais em Canaã, conforme lhe prometera. Faraó o autorizou. Foram em uma grande comitiva: os conselheiros do faraó, as autoridades da sua corte, a família de José e seus irmãos e família. Carruagens e cavaleiros também o acompanharam, formando um grande cortejo.
Após atravessarem o Jordão, na eira de Atade, lamentaram-se em alta voz, com grande amargura; e ali José guardou 7 dias de pranto pela morte do seu pai. Os cananeus que lá habitavam ao verem aquele pranto todo, disseram: “Os egípcios estão celebrando uma cerimônia de luto solene”. Por essa razão, aquele lugar foi chamado Abel-Mizraim (choro dos egípcios). Então o sepultaram na caverna do campo de Macpela.
José tranquiliza seus irmãos (v.15-21):
José voltou ao Egito, com toda sua comitiva. Agora que Jacó estava morto, seus irmão ficaram preocupados com uma possível vingança de José. Mandaram um recado a José dizendo que seu pai havia solicitado que perdoasse seus irmãos pelo que lhe haviam feito. Quando recebeu o recado, José chorou.
Então vieram e se prostraram diante de José dizendo que eram seus escravos. José lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?  Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos.”
A morte de José (v.22-26):
José e seus irmãos permaneceram no Egito. Ele viveu 110 anos e viu a terceira geração dos filhos de Efraim. Além disso, recebeu como seus os filhos de Maquir, filho de Manassés. José teria 56 anos quando Jacó morreu, portando viveu ainda mais 54 anos após a morte de seu pai, e teve a oportunidade de conviver com seus bisnetos.
Próximo de sua morte, José disse a seus irmãos que Deus viria em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra prometida com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó. Quando isso ocorrer, eles deveriam levar “os meus ossos”. Morreu José, foi embalsamado, e colocado num sarcófago no Egito.
José perdoou seus irmão. Como seria bom, se todos os cristãos tivessem esse mesmo pensamento e maneira de agir, deixando a vingança para Deus, não tendo sentimentos ruins no coração com relação àqueles que lhe prejudicaram. Esse sentimento não é de Deus, pois Deus é amor, e quer que todos tenhamos o verdadeiro amor em nosso coração.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA