E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Um dos maiores desafios do povo de Deus ao longo dos séculos tem sido permanecer leal a Cristo diante do conflito com os valores sociais contemporâneos. A cultura sempre tentou o povo de Deus, mas a contracultura das décadas de 1960 e 1970 se tornou, por excelência, um período de rebelião contra os valores tradicionais.

Inconformados com a ironia da cultura da época, sobretudo a que justificava a Guerra do Vietnã (1955-1975), muitos jovens norte-americanos aderiram ao lema popular: “Faça amor, não faça guerra.” Fugindo dos círculos familiares, alguns decidiram viver em distantes colônias hippies, encontrando no amor livre, nas drogas e no rock psicodélico o ambiente ideal para dar vazão a seus desejos pecaminosos. O clímax desse movimento contracultural foi o festival de música Woodstock, realizado em Bethel, Nova York, de 15 a 18 de agosto de 1969.

A longa e desastrosa Guerra do Vietnã finalmente chegou ao fim com a queda de Saigon em 30 de abril de 1975, deixando mais de 58 mil norte-americanos mortos. O movimento hippie se dispersaria com o tempo, mas muitos dos ventos contraculturais dos anos 1960 e 1970 continuam a soprar hoje. Nossa sociedade contemporânea é excessivamente estimulada, tanto por sons quanto por imagens, e movida por uma cultura obcecada por sexo. Além disso, a mente pós-moderna questiona muitos dos valores absolutos da Bíblia.

Cercados por tantas tentações culturais, precisamos levar a sério as palavras do Salmo 119:9: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua palavra” (NVI). A paráfrase de Romanos 12:2 encontrada na versão A Mensagem acrescenta: “Não se ajustem demais à sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em Deus. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que Ele quer de vocês e tratem de atendê-Lo. Diferentemente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade, Deus extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade.”

Em sua oração sacerdotal, Jesus pediu ao Pai: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” (Jo 17:15). Que essa seja nossa oração hoje e todos os dias!        Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA