Não bebemos vinho porque o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, nos deu esta ordem: “Nem vocês nem os seus descendentes beberão vinho. – Jeremias 35:6

Em Jeremias 35, o profeta faz um contraste entre a obediência dos recabitas às orientações de Jonadabe, e a desobediência do povo de Deus às Suas orientações. Também fala sobre a condenação dos judeus e as bênçãos para os recabitas.

A fidelidade dos recabitas (V.1-11):
Durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias: “Vá à comunidade dos recabitas, convide-os a virem a uma das salas do templo do Senhor e ofereça-lhes vinho para beber”. Então busquei Jazanias, filho de Jeremi­as, filho de Habazinias, seus irmãos e todos os seus filhos e toda a comunidade dos recabitas. Eu os levei ao templo do Senhor, à sala dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias (um profeta de Deus). A sala ficava ao lado da sala dos líderes e debaixo da sala de Maaséias, filho de Salum, o porteiro.
Então coloquei vasilhas cheias de vinho e alguns copos diante dos membros da comunidade dos recabitas e lhes pedi que bebes­sem. Eles, porém, recusaram dizendo: “Não bebemos vinho porque o nosso antepassado Jonadabe (viveu nos dias de Jeú, cerca de 240 anos antes), filho de Recabe, nos deu esta ordem: ‘Nem vocês nem os seus descendentes beberão vinho (voto semelhante ao dos nazireus – Números 6:2-5)). Vocês não construirão casas nem semearão; não plantarão vinhas nem as possuirão; mas vocês sempre habitarão em tendas. Assim vocês viverão felizes por muito tempo na terra na qual são nômades’.
Temos obedecido a tudo o que nos ordenou nosso antepassado Jonadabe. Nós, nossas mulheres, nossos filhos e filhas jamais bebemos vinho em toda a nossa vida, não construímos casas para nossa moradia nem possuímos vinhas, campos ou plantações. Temos vivido em tendas e obedeci­do fielmente a tudo o que nosso antepassado Jonadabe nos ordenou. Mas, quando Nabuco­donosor, rei da Babilônia, invadiu esta terra, dissemos: Venham, vamos para Jerusalém para escapar dos exércitos dos babilônios e dos sírios. Assim, permanecemos em Jerusalém”.
A infidelidade de Israel (V.12-17):
O Senhor disse a Jeremias: “Vá dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Será que vocês não vão aprender a lição e obedecer às minhas palavras? Jonadabe, filho de Recabe, ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, e essa ordem tem sido obedeci­da até hoje. Mas eu tenho falado a vocês repetidas vezes, e, contudo, vocês não me obedecem”.
“Enviei a vocês, repetidas vezes, os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que deveriam se converter da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram. Os descendentes de Jonadabe cumprem a ordem que o seu antepassado lhes deu, mas vocês não me obedecem”.
Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “Trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a desgraça da qual os adverti; porque falei a eles, mas não me ouviram, chamei-os, mas não me responderam”.
Promessa aos Recabitas (v.18-19):
Então Jeremias se voltou à comunidade dos recabitas e disse: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “Vocês têm obedecido a todas as ordens de seu antepassado Jonadabe; e seguiram todas as suas instruções. Jamais faltará a Jonadabe, filho de Recabe, um descen­dente que me sirva”.

Em marcante contraste com os recabitas, que tinham persistido fielmente por séculos em obedecer às normas de seu ancestral, Jonadabe, os homens e moradores de Judá e de Jerusalém, embora afirmassem ser os filhos de Deus, persistentemente recusavam “ouvir” Seu conselho. Como consequência dessa escolha, enquanto os recabitas eram abençoados por Deus, o povo de Israel iria para o cativeiro. Sejamos obedientes à Sua Palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA