Não temas, crê somente. Lucas 8:50

O capítulo 8 do evangelho de Lucas apresenta alguns episódios nos quais o medo transparece. O primeiro relata uma tempestade que apanhou Jesus e os discípulos no mar da Galileia. Calmamente, o Mestre dormia, enquanto os discípulos ficaram apavorados (v. 22-25). O segundo narra um milagre na terra dos gadarenos. Diante da libertadora presença de Jesus, os demônios que escravizavam um homem temeram e foram expulsos. A manifestação de poder e soberania de Cristo deixou as pessoas que assistiam à cena e os comerciantes de porcos, nos quais os agentes malignos encontraram morada, completamente assustados (v. 27-39).

Quem pode afirmar que jamais tenha temido coisa alguma? Embora a certeza da salvação pela graça de Jesus nos permita trilhar um caminho de brilhantes esperanças, ainda estamos no mundo. Isso nos expõe a perigos de todo tipo. Muitas pessoas nutrem algum nível de medo em relação à violência, instabilidade política e econômica, enfermidade, crise familiar, entre outras ameaças. Porém, conforme Franklin Roosevelt, “a única coisa que devemos temer é o próprio medo”.

Finalmente, temos Jairo que, angustiado, procurou em Jesus o socorro para a filhinha dele. Seu nome significa “quem Yahweh ilumina”. Era chefe da sinagoga, provavelmente líder dos anciãos, influente na comunidade, mas que trazia no peito o enorme temor da morte, uma necessidade além do que sua influência e religiosidade podiam suprir. Foi sob o peso desse fardo que ele, suplicante, atirou-se aos pés de Cristo. No trajeto para a casa do líder judaico, o Salvador ainda teve tempo de estancar a hemorragia de uma mulher sofredora (v. 43-48). Certamente apressado, temendo o passar do tempo, Jairo recebeu a pior notícia que poderia ter imaginado: “Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre” (v. 49).

Contudo, acima dos temores e da própria morte está Jesus. Tendo-O sempre acessível, nada precisamos temer; apenas crer Nele, conforme Sua resposta ao desespero de Jairo. Quando “terrores de morte” nos assaltarem (Sl 55:4), devemos nos voltar a Cristo, que nos diz serenamente: “Não temas, crê somente”.

Aqui na Terra nunca teremos uma vida sem perigos ou ameaças, mas Jesus é nossa garantia contra os temores. Ele dissipa as tempestades da vida, põe os demônios em fuga e já venceu a morte por mim e por você.

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA