Hinos: 434 – Quando for chamado e 127 – Quando Deus fizer chamada

 – Conversando com uma senhora católica, que cursou teologia no RJ, e que estudou todos os livros da Bíblia menos o Apocalipse, por ser um livro cheio de mistérios;

 – Estudo bíblico com família católica que ficou com medo após estudar acontecimentos finais;

 – Muitos tem medo de ler e estudar o livro de apocalipse por pensar que ele só contenha tragédias.

Apocalipse 1:1 – Revelação de Jesus Cristo… brevemente devem acontecer.

Contexto histórico

Quem o escreveu? Por que, como e para quem foi escrito primeiramente? Qual era o quadro político, social e cultural do mundo, na época em que o livro foi escrito?

– Autor – João, o discípulo amado. O único dos discípulos ainda vivo por ocasião de sua escrita. Antigo “Filho do Trovão”. Mas, como ninguém pode viver ao lado de Jesus e continuar sendo a mesma pessoa, pois o caráter do Mestre vai se reproduzindo na vida do ser humano. Não era apenas mais um discípulo de Jesus, mas era o que recostava sua cabeça no peito do Mestre.

– Estava sob o Império Romano, e o culto ao imperador tornou-se a religião oficial. Mas João conservava um princípio em sua vida: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás. (Mat.4:10)”. Por causa dessa atitude, os cristãos começaram a ser perseguidos e assassinados aos milhares.

– Domiciano pode ser considerado uma dos mais cruéis e perversos imperadores. Promoveu sua divindade através de holocaustos públicos. Os cristãos eram queimados como tochas vivas ou destroçados por feras famintas nos circos romanos.

– João foi levado a Roma para ser julgado por sua fé. Domiciano mandou que jogassem o discípulo num caldeirão de óleo fervente, mas o Senhor Jesus preservou a vida de Seu servo. Mais tarde, por decreto do próprio imperador, João foi enviado a ilha de Patmos – um território rochoso, no arquipélago grego, perto do litoral da atual Turquia.

– Foi por volta do ano 95-96 de nossa era que tudo aconteceu.  O livro de Apocalipse foi escrito justamente para alimentar a fé dos filhos de Deus.

– Ao ler o livro de Apocalipse você vai se deparar com cordeiros, monstros, chifres, bestas, selos, trombetas, pragas, cavalos de várias cores… são três mil símbolos e figuras.

– Não poderia ser escrito de uma maneira mais clara? Sim, mas lembre-se de que, quando João escreveu, a igreja cristã estava sendo perseguida pelo poder político de Roma, e apresentava a queda do Império Romano.

– O livro do Apocalipse é algo extraordinário que você precisa saber antes de começar o terceiro milênio.

Conflito Cósmico

Em Apocalipse 12:7-10, é mencionado uma batalha que teve início nos céus, e que envolve Cristo e seus anjos, contra Satanás e 1/3 dos anjos (Ap. 12:4).

Separar-se de Deus significa separar-se da vida e caminhar rumo à destruição.

 – O conflito continua na terra, onde a obra-prima do inimigo é enganar astutamente as pessoas:

* I Pedro 5:8 – anda ao derredor como um leão

* II Coríntios 11:13-15 – se transforma em anjo de luz

* II Pedro 2:1-2 – Falsos cristos e falsos mestres

Religião nominal: nos países sul-americanos, como o nosso, 99% da população dizem acreditar em deus, mas apenas 59% leram alguma vez qualquer passagem da Bíblia, e menos de 40% frequentam regularmente uma igreja. Esse é o tipo de Deus que a serpente queria: apenas um Deus de nome, com quem o homem se relacionasse sem nenhum compromisso.

Estamos no meio de uma batalha cósmica. Há duas forças tentando conquistar o coração humano.

Deus disse: morrereis

O diabo afirma: não morrereis

Deus aconselhou: não coma

O diabo contradisse: se comerdes, sereis como Deus.

Seu coração e sua mente são o objetivo final de ambos os comandantes. A guerra começou no Céu e foi transladada para a Terra, e queiramos ou não, estamos envolvidos nela. Não há como fugir dela, nem manter-nos indiferente. Precisamos colocar-nos de um lado ou de outro. Esse é o grande desafio do Apocalipse para nós.

Apocalipse 2:7 –….ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA