HinoS: 282 – Tempo de ser Santo / 190 – Seu maravilhoso olhar / 288 – Ser igual a Cristo / 192 – Infinita graça

Texto Chave – João 15:16 e 2 Pedro 1:1-11

v.1 – Simão Pedro… aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, (slide 1-2)Essas palavras são plenas de instrução e tratam do que é fundamental. O apóstolo apresenta perante os crentes a escada do progresso cristão, cujos degraus representam cada qual um acréscimo no conhecimento de Deus e em cuja ascensão não deve haver parada. Fé, virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade são os degraus da escada. Permanecemos salvos ao subir degrau a degrau, passo após passo, para o alto ideal de Cristo para nós. Assim é Ele feito para nós sabedoria, justiça,  santificação e redenção.

Havendo-se tornado participantes do dom celestial, devem prosseguir para a perfeição, “guardados na virtude de Deus para a salvação”. 1 Pedro 1:5. Para Deus, a glória é conceder Ele Sua virtude a Seus filhos. Ele deseja ver homens e mulheres alcançarem a mais elevada norma; e quando pela fé se apegarem ao poder de Cristo, quando pleitearem Suas infalíveis promessas, considerando-as como suas, quando com persistência buscarem o poder do Espírito Santo que lhes não será negado, então se farão completos nEle.

v.2 – Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

Já possuíam a graça e a paz. O crescimento na graça é um processo contínuo, fundamentado no relacionamento com Deus.

Conhecimento – Compreensão prática dos caminhos e planos de Deus para nós.

v.3 – Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude (bondade, excelência).

Precisamos buscar o conhecimento completo daquele que nos chamou – Cristo

v.4 – pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,

v.5 – por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento

– É o primeiro degrau e a chave para os outros. É a capacidade de receber e se apropriar de cada benção.

Virtude – força moral, disposição firme para a prática do bem. “Após receber a fé evangélica nossa primeira tarefa é buscar acrescentar virtuosos e puros princípios, e assim purificar a mente e o coração preparando-os para a recepção do verdadeiro conhecimento.” – EGW TI, v.1, p.552

Conhecimento – é a compreensão que a pessoa tem das coisas espirituais. Conhecer a vontade de Deus… princípios que orientem a conduta diária do crente e despertem suas aspirações morais…

v.6com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade;

Domínio Próprio – controle sobre si mesmo, sobre o próprio temperamento, egoísmo e  toda a forma de pecado. Sem domínio próprio as qualidades acima não serão desenvolvidas.

Perseverança – Denota firmeza, persistência, bem como a capacidade de esperar.

Piedade – humildade, gentileza, reverência, devoção a Deus, uma percepção muito prática de Deus em todos os aspectos da vida.

v.7com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor;

Fraternidade – amor entre irmãos.

Amor ou Caridade– é a graça que dá perpetuidade a todas as virtudes. Paulo diz: “O maior destes é o amor” I Cor.13:13. O amor de Cristo é a motivação de toda a vida cristã.

v.8 – Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos (preguiçosos), nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo;

v.9 – Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação de seus pecados de outrora. (Futebol, novela, política, corrupção… fazem perdem o foco, ficar cegos para Cristo.

v.10 – Por isso, irmão, procurai com diligencia cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.

Desenvolver a sua salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12)

v.11 – Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 “Somos chamados para subir degrau a degrau, para o alto ideal de Cristo para nós… Ele deseja ver homens e mulheres alcançar a mais elevada norma; e quando pela fé se apegarem ao poder de Cristo, quando pleitearem Suas infalíveis promessas, considerando-as como suas, quando com persistência buscarem o poder do Espírito Santo que lhes não será negado, então se farão completos nEle… Deus nos convida a alcançarmos a norma da perfeição, e põe diante de nós o exemplo o caráter de Cristo.” – AA, p.530

As 8 virtudes são inerentes a Cristo Elas se tornam nossas quando aceitamos Cristo como Salvador e Senhor. A fé se torna mais forte, o conhecimento é ampliado. A paciência aumenta.

Ler  Rom.8:37 -Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

II Pedro 2:1-2 – falsos mestre, doutores na palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA