O teu caminho, o Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?  Salmo 77:13

Salmo 77 é o registro poético de uma alma que tenta encontrar uma razão para o aparente abandono de Deus e descobrir uma saída da escuridão. Finalmente supera sua tristeza ao relembrar as misericórdias de Deus para com Israel no passado.

Pesar e protesto (v.1-9):

  • Elevo a Deus a minha voz e clamo para que me atenda. No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se. Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito;
  • Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar. Penso nos dias de outrora, os anos que há muito se foram;
  • De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta. Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício? Cessou perpetuamente a sua graça? E a sua promessa para todas as gerações?  Esqueceu-se Deus de ser benigno? Na sua ira está reprimindo as suas misericórdias?

Esperança e confiança (v.10-15):

  • Isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo. Recordo os feitos do Senhor, me lembro das tuas maravilhas. O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Tu operas maravilhas e tens feito notório o teu poder entre os povos. Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.

Os grandes feitos de Deus (v.16-20):

  • As águas te viram e temeram, até os abismos se abalaram. Grossas nuvens se desfizeram em água; houve trovões nos espaços. O ribombar do teu trovão ecoou na redondeza; a terra se abalou e tremeu;
  • Pelo mar foi o teu caminho; as tuas veredas, pelas grandes águas; e não se descobrem os teus vestígios. O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e Arão.

Em marcante contraste com a majestade e o poder de Deus retratados nos versículos anteriores, o salmista apresenta a ternura do bom Pastor. Deus era o verdadeiro líder. Moisés e Arão eram Seus instrumentos. Assim como Deus libertou Israel no Mar Vermelho, libertará Seu povo em tempos de perigo. O salmista Asafe termina expressando confiança no poder redentor de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA