Elias disse: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. – II Reis 2:9
Em II Reis 2, o SENHOR revelou à Elias que ele seria levado para o Céu, e essa mesma revelação também foi dada a Eliseu, e aos filhos dos profetas. Eliseu já sabendo que em breve não teria mais Elias por perto, andava com ele por todos os caminhos. Por mais que Elias falasse para Eliseu ficar em algum lugar, como Betel, Jericó e Jordão, sua resposta era: “Tão certo como vive o Senhor, e tão certo como a sua própria vida, não o deixarei”. E Eliseu não desgrudava de Elias por nada (v.1-6).
Quando Elias tomou sua capa e feriu as águas do Jordão e elas se abriram  Eliseu percebeu que chegava o momento em que Elias seria arrebatado, e então pediu uma porção dobrada do seu espirito. A condição para Eliseu receber essa bênção, era a de que ele não o perdesse de vista. De repente, uma carruagem de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. Elias deixou cair o seu manto, e Eliseu teve oportunidade de sentir a presença do poder do Espírito Santo em sua vida, e com ele fez como Elias, ferindo as águas do Jordão, atravessando para a outra margem a seco (v.7-14).
Eliseu começou o seu ministério com a purificação das águas em Jericó, utilizando um punhado de sal. Também teve pela frente 42 jovens desocupados, que zombaram de seu ministério. Ele os amaldiçoou, e foram mortos por duas ursas (v.19-25).
O manto era a insígnia da função profética de Elias. Este já havia lançado o manto sobre Eliseu quando o chamou para o ministério (I Reis 19:19). O manto foi deixado a Eliseu como um legado do profeta mais idoso e como indicação de que ele devia assumir as responsabilidades de liderança que até então tinham sido exercidas por Elias. Deus continua em busca de novos Elias e Eliseus, para levar a Sua Palavra à todas as pessoas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA