Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, eu não lhe daria atenção alguma se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá.  II Reis 3:13
 
Em II Reis 3 Jorão reina no lugar de Acabe, e faz o que é mal perante o SENHOR, mas, pelo menos derrubou a coluna de Baal, construida por Acabe. Nesse período Messa, rei de Moabe, resolveu não pagar mais tributos à Israel. Jorão preparou o seu exército para enfrentar os moabitas, e, convida Josafá, rei de Judá, para unirem as forças contra o rei inimigo, e este aceita o convite (v.1-11).
 
Resolvem atacar pelo deserto, e após sete dias de marcha, não acham água para os soldados e para os animais. Preocupado, Josafá pergunta se tem algum profeta de Deus na região. Um oficial diz que não estão longe da casa de Eliseu. O profeta, ao ser inquirido por Jorão, manda que este vá consultar os deuses de seus pais. Mas, em respeito a presença do rei Josafá, servo de Deus, ele iria consultar a Deus. O SENHOR mandou que cavassem covas no deserto, para que Ele enviasse a água, e como “isto era pouco aos olhos do SENHOR” também entregaria o exército inimigo em suas mãos. Pela manhã vieram águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água, conforme Deus prometera (v.12-20).
 
Os moabitas reuniram seus exércitos para atacar os exércitos aliados (Israel, Judá e Edom), e viram o sol refletido nas águas do poços cavados. Achando que era o sangue dos inimigos, que teriam guerreado entre si e se matado, desceram atrás dos despojos, mas foram surpreendidos pelos exércitos aliados e foram mortos e totalmente derrotados. A batalha só terminou quando o rei de Moabe ofereceu seu filho mais velho em holocausto sobre o muro da cidade (v.21-27).
 
Como faz diferença quando uma pessoa apegada a Deus está junto com os demais. Josafá fez a diferença, ao consultar a Deus, mas o correto é sempre consultamos a Deus antes de fazer qualquer coisa, mesmo Deus escrevendo certo por linhas tortas.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA