E todos da multidão procuravam tocá-Lo, porque Dele saía poder; e curava todos. Lucas 6:19

Em seu livro Aventais Brancos, Otília Peverini trata sobre a nobre tarefa de enfermeiros-missionários. Ela escreveu com o coração, pois se dedicou a essa profissão por toda a vida. O Hospital Adventista del Plata, na Argentina, foi para Otília sua segunda casa. Lá se formou enfermeira, chefiou a equipe de enfermagem e passou seus últimos anos como paciente.

Uma de suas lembranças mais comoventes é do doutor Carlos Westphal, filho do pastor Frank Henry Westphal, mais conhecido entre nós como Francisco, primeiro missionário enviado para a América do Sul. Além de médico da instituição, cirurgião audacioso, obstetra e professor, Carlos era também um pregador apaixonado pelo Apocalipse.

Ele era procurado por pessoas de longe e, muitas vezes, passava a noite inteira ajudando num parto, voltando só depois, sem descanso, para cuidar dos pacientes que o esperavam. Otília acompanhou-o em um parto que durou uma noite inteira de inverno. Ao amanhecer, estavam exaustos e famintos, mas enfrentaram uma garoa persistente no caminho de volta. O doutor Westphal ficou gripado e com febre, mas foi diretamente para o hospital continuar seu trabalho.

Otília visitou o doutor Westphal em seus últimos dias de vida, alguns anos depois de sua aposentadoria. Ela relata: “Era difícil para ele falar. Segurei uma de suas mãos, que tinham trabalhado salvando muitas vidas. Então ele me disse: ‘É a vida, não chore, estou pronto para descansar.’ E foi assim que um grande médico-
missionário, pioneiro, altruísta, eficiente e disposto a servir em diferentes
atividades descansou.” Terminou sua carreira, mas deixou um legado que permanece na vida de todos os que foram beneficiados por ele e seus descendentes.

Os aventais brancos nos fazem lembrar o caráter de Jesus, o médico-
missionário que veio do Céu, não para cuidar dos sãos, mas para restabelecer doentes. Hoje precisamos de mais profissionais de saúde e outros voluntários, que continuem a obra médico-missionária que Jesus começou. Vivendo e compartilhando nossa mensagem de saúde, você pode ajudar a transformar a vida de alguém.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA