O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel. Provérbios 12:10

Você sabia que o caráter de uma pessoa pode ser medido pela maneira como trata aos animais? “O justo – afirma Salomão: atenta para a vida dos seus animais”. Na verdade o justo atenta para a vida. Sabe que a vida é uma expressão do amor de Deus. No caso dos animais é uma de vida dependente.

Quando Deus criou o ser humano disse-lhe: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra.” – Gên. 1:28.

O verbo dominar, não significava apenas subjugar com propósitos egoístas, mas cuidar e proteger. A vida humana é uma vida inteligente e os animais são  seres irracionais.

A maneira como tratamos aos animais expressa de certo modo a maneira como tratamos a vida. Inclusive aos seres humanos que estão sob a nossa responsabilidade. As pessoas merecem somente compaixão. Merecem justiça. Seja justo. “o homem justo atenta para a vida”.

No lado oposto da justiça está a injustiça que se deriva em crueldade. O perverso é déspota até quando é compassivo. Olha para baixo. Como se pelo fato de precisarem de ajuda,  as  pessoas fossem menos humanas do que ele.

Se pudéssemos levar ao laboratório os sentimentos do perverso, veríamos que a  crueldade não passa de  uma autopunição inconsciente pelo desassossego que seu coração sente. Não é feliz. Não sabe explicar porque, mas sente que falta algo e se culpa por isso e se maltrata com atos de crueldade para com os demais. Acredita que isso aumentará a dor que ele, inconscientemente acha que merece.

Se pudesse olhar na outra direção, veria que ser feliz é simples. Não tem complicação nenhuma. É apenas reconhecer-se criatura.  Reconhecer que existe um Deus. Seguir os Seus conselhos e enfrentar as lutas da vida com a certeza  que não está sozinho.

Viva hoje uma experiência de amor e de justiça. Faça o bem a quem supostamente precisa de você, porque “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel.” – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA