Você foi ungido como um querubim da guarda, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.        Ezequiel 28:14

Em Ezequiel 28, é apresentado o juízo de Deus sobre o príncipe de Tiro (o próprio Satanás, dos versículos 11 a 19) por seu orgulho sacrílego, e também uma lamentação por sua glória corrompida pelo pecado. Fala sobre o juízo contra Sidom e a restauração de Israel.

Mensagem para o rei de Tiro (V.1-10):
Veio a mim esta palavra do Senhor: Filho do homem, diga ao governante de Tiro: “Assim diz o Soberano Senhor: No orgulho do seu coração você diz: ‘Sou um deus; sento-me no trono divino no coração dos mares’. Mas você é um homem, e não um deus, embora se considere tão sábio quanto Deus. Pensa que é mais sábio que Daniel, e que nenhum segredo lhe seja oculto (ironia). Mediante a sua sabedoria e o seu entendimento, você granjeou riquezas e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Por sua grande habilidade comercial você aumentou as suas riquezas e o seu coração ficou cada vez mais orgulhoso”.
Por isso, assim diz o Senhor: “Porque você pensa que é tão sábio quanto Deus, trarei estrangeiros contra você, das mais impiedosas nações; eles empunharão suas espadas contra a sua beleza e a sua sabedoria e traspassarão o seu esplendor fulgurante.  Eles o farão descer à cova, e você terá morte violenta no coração dos mares. Dirá você então: ‘Eu sou um deus’ na presença daqueles que o matarem? Você será tão-somente um homem, e não um deus. Morrerá de forma vergonhosa, nas mãos de estrangeiros.” Palavra do Soberano Senhor.
Profecia contra Satanás (v.11-19): 
Disse também o Senhor: Fi­lho do homem, lamente a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: Assim diz o Soberano: “Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Estavas no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio (rubi), topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado (Satanás). Eu o escolhi e ungi como querubim guar­dião. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
Era irrepreensível em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza. Sua sabedoria se corrompeu por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando. Todos que o conheciam espantaram-se ao vê-lo; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá”.
Profecia contra Sidom (v.20-24):
Veio a mim esta palavra do Senhor: Fi­lho do homem, vire o rosto contra Sidom; profetize contra ela e diga: “Assim diz o Senhor: Estou contra você, Sidom, e manifestarei a minha glória naquilo que lhe fizer. Todos saberão que eu sou o Senhor, quando eu castigá-la e revelar a minha glória. Enviarei uma peste sobre você e sangue correra em suas ruas. Os mortos cairão, derrubados pela espada que virá de todos os lados. E todos saberão que eu sou o Senhor. Israel não terá mais vizinhos maldosos agindo como roseiras bravas dolorosas e espinhos pontudos. Pois eles saberão que eu sou o Soberano Senhor”.
Restauração para Israel (v.25-26):
Assim diz o Senhor: “O povo de Israel voltará a viver na terra que dei a Jacó, meu servo, me mostrarei santo entre eles à vista das nações. Eles viverão ali em segurança, construirão casas e plantarão vinhas; e quando eu castigar todos os seus vizinhos que lhes fizeram mal, eles saberão que eu sou o Senhor, seu Deus”.

Pode-se destacar, pelo menos, dois itens importantes neste capítulo:

  1. A profecia contra o rei de Tiro, literalmente Satanás, pois estava no Éden, era o querubim da guarda, na presença do Senhor, e que foi lançado fora do Monte do Senhor, e será destruído em breve;

  2. A restauração de Israel era a condição ideal que Deus planejou para essa nação. Se tivessem cumprido os planos divinos, teriam habitado em segurança nas casas que construiriam e teria comido livremente das vinhas que plantariam, sem medo de serem destruídos de novo. Contudo, nem mesmo a severa disciplina do cativeiro conseguiu efetuar a regeneração espiritual necessária para garantir o cumprimento da promessa divina.

Deus preparou mansões na Nova Jerusalém para aqueles que Lhe são fiéis, e em breve virá nos buscar. Prepare-se!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA