O Senhor disse a Gideão: “Com esses 300 homens eu livrarei Israel e entregarei os midianitas em suas mãos”. Juízes 7:7

Juízes 7 fala sobre a estratégia de Deus para derrotar os midianitas e os demais que os acompanhavam. Gideão e seu exército se levantaram de madruga e acamparam aguardando o momento de guerrear. Do outro lado estava os exércitos de Midiã. Momentos antes da guerra, Deus avisa Gideão que o exército dele está muito grande e precisa diminuir radicalmente. Dos 32.000 soldados, para apenas 300. Com esses homens, Deus levaria Israel a vitória. Parece absurdo, mas essa é a forma de Deus trabalhar, para que Seu nome seja exaltado (v.1-8).

Para que Gideão ficasse mais tranquilo, Deus mandou que ele descesse, a noite, até o acampamento midianita e teria a confirmação da vitória. O exército deles era como uma nuvem de gafanhotos, e seus camelos eram como a areia do mar. Mas, um dos vigias contou o sonho que tivera, e outro interpretou como sendo a vitória de Gideão sobre os midianitas. Gideão ficou satisfeito com o que ouviu, adorou a Deus, e voltou para chamar os seus soldados, armados apenas com uma trombeta e um vaso de barro com uma tocha dentro (v.9-16).

Pouco depois da meia-noite se aproximaram do acampamento inimigo, e conforme orientação de Gideão, tocaram as trombetas, quebraram os vasos e gritaram: “À espada, pelo Senhor e por Gideão!”. Imagine o susto que levaram os inimigos. Saíram correndo, se trombando e se matando. O Senhor fez com que os guerreiros lutassem entre si e se matassem. Os que fugiram foram perseguidos e Gideão mandou convocar os exércitos de outras tribos, para que não deixassem ninguém escapar (v.17-25).

Quando nos colocamos nas mãos de Deus ele opera grandes milagres. Deus precisa de pouco para fazer muito pelo Seu povo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA