Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito.         João 5:39, NVI

Os adventistas do sétimo dia se consideram um movimento profético do tempo do fim, levantado por Deus para a restauração final da verdade bíblica. O grande desapontamento milerita de outubro de 1844 desafiou aqueles que se tornariam os fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia a estudar a Bíblia. Ellen White explicou: “Houve diligente estudo das Escrituras, ponto por ponto. Quase noites inteiras foram consagradas ao diligente exame da Palavra. Pesquisávamos em busca da verdade como de tesouros ocultos. O Senhor Se nos revelou. Foi derramada luz sobre as profecias, e soubemos que recebíamos instrução divina” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 109).

No fim de 1846, os principais líderes adventistas observadores do sábado – José Bates, Tiago White e Ellen White – já estavam bem unidos acerca das principais doutrinas distintivas do movimento iniciante. Logo eles começaram a compartilhar as verdades recém-descobertas com outros ex-mileritas. As sete conferências bíblicas de fim de semana realizadas em 1848 em diferentes locais do nordeste dos Estados Unidos foram cruciais nesse processo. Uma delas ocorreu em Volney, Nova York (18 e 19 de agosto). Cerca de 35 pessoas participaram da reunião, defendendo todo tipo de ponto de vista equivocado. De acordo com Ellen White, era difícil encontrar dois entre eles que concordassem entre si.

Outra conferência importante foi realizada nos dias 27 e 28 de agosto de 1848, no celeiro de Hiram Edson, em Port Gibson, Nova York. Nesse local, Edson, Owen R. L. Crosier e Franklin B. Hahn haviam estudado as bases bíblicas para a doutrina do santuário, pouco tempo depois do desapontamento de outubro de 1844. Durante a conferência, Ellen White teve uma visão acerca da importância de os irmãos deixarem de lado suas diferenças e se unirem em torno da verdade bíblica. De fato, as conferências bíblicas de 1848 trouxeram muita união entre os fiéis.

Herdamos de nossos pioneiros um sistema doutrinário bem consolidado e consistente. Contudo, precisamos manifestar hoje o mesmo espírito de compromisso incansável com a oração e o estudo das Escrituras que eles demonstravam. Passar tempo com Deus e Sua Palavra é a condição inegociável para todo movimento verdadeiro de reavivamento e reforma. Por isso, em lugar de ter pequenos grupos apenas de natureza social e relacional, por que não criar também grupos de estudo a fim de aprofundar nosso entendimento da Bíblia? – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA