Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. – II Timóteo 3:16-17

Um credo consiste em uma breve fórmula prescritiva de crenças e princípios religiosos que exerce forte influência sobre como as pessoa pensam e vivem. Infelizmente, muitos credos cristãos, supostamente baseados na Bíblia, têm minado a autoridade e os ensinos das Escrituras. Preocupado com isso, certo pregador do século 19 enfatizou a restauração da Bíblia como o único credo cristão verdadeiro.

Em 22/2/1846, na dedicação da Segunda Igreja Presbiteriana de Fort Wayne, Charles Beecher abordou: (1) a Bíblia como credo suficiente e (2) a substituição das Escrituras por qualquer outro credo como um passo para a apostasia. Ele afirmou que, ao estudar a Palavra de Deus, podemos lançar mão de ferramentas e recursos úteis, porém, “lembrando-nos sempre de que as evidências mais fortes estão no próprio texto”.

Baseando-se no conteúdo de 2 Timóteo 3:16-17, o pregador destacou que a Bíblia serve: (1) “para o ensino”, abrangendo toda a área de ensino da verdade; (2) “para a repreensão”, abarcando tudo que se refere à prevenção ou eliminação do erro; (3) “para a correção”, contendo tudo a respeito da disciplina da igreja, inclusive a estrutura inteira de administração eclesiástica; (4) “para a educação na justiça”, envolvendo aquilo que se relaciona com treinamento, instrução ou educação em santidade pessoal, comumente chamada de religião prática. Para Beecher, “quanto mais a verdade é ensinada, mais o erro morre”. Ele desafiou os pais a “tentar usar o poder das palavras de Deus sobre a natureza flexível” de seus filhos e a “plantar com profundidade essas palavras vivas”.

Em contraste com os credos fechados de denominações protestantes ou da Igreja Católica Romana, a Igreja Adventista do Sétimo Dia conta apenas com uma Declaração de 28 Crenças Fundamentais, passível de revisão. Toda e qualquer reavaliação dessas crenças sempre deve ser fundamentada na Bíblia como nosso único credo. As Escrituras têm um poder transformador único e não podem ser completadas por nenhum documento eclesiástico. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018.

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA