Ele disse: “Não tenha medo pois você é muito amado. Que a paz seja com você! Tenha ânimo! Seja forte!”  Daniel 10:19

Em Daniel 10, depois de se humilhar, Daniel tem uma visão. Afligido pelo temor, ele é consolado pelo anjo Gabriel. Este capítulo tem a continuidade nos capítulos 11 e 12, tratando dos acontecimentos dos últimos dias.

Visão do mensageiro (v.1-9):
No 3o ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. Na visão que teve, ele entendeu a mensagem. Naquela ocasião eu, Daniel, passei 3 semanas chorando (luto). Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas.
No 24o dia do primeiro mês (23/04), estava eu em pé na margem rio Tigre. Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura. Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.
Somente eu, Daniel, tive a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas ficaram apavorados e fugiram, e se esconde­ram. Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci. Então ouvi o homem falando e caí prostrado com o rosto em terra, e perdi os sentidos.
Daniel é consolado (v.10-21):
Em seguida, a mão de alguém tocou-me e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: “Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você”. Quando ele me disse isso, pus-me em pé, tremen­do.
E ele prosseguiu: Não tenha medo. Desde o 1o dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvi­das, e eu vim em resposta a elas. Mas o prínci­pe do reino da Pérsia (Satanás) me resistiu durante 21 dias. Então Miguel (Quem é como Deus? – Jesus), um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia. Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futu­ra.
Quando ele me disse isso, prostrei-me com o rosto em terra, sem conseguir falar. Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu lhe disse: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço. Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.
O ser que parecia homem me tocou outra vez e me deu forças. Ele disse: “Não tenha medo pois você é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte!” Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: Fala, meu senhor, visto que me deste forças.  Então ele me disse: Você sabe por que vim? Tenho que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia (Satanás) e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia (Alexandre, o Grande); mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Mi­guel, o príncipe de vocês.

Deus não força a vontade das pessoas. Ele permite a Satanás um grau de liberdade, enquanto, por meio de Seu Espírito e Seus anjos, insta com os seres humanos para que resistam ao mal e sigam o bem. Ele demonstra ao universo expectante que é um Deus de amor, e não o que Satanás O acusa de ser. Foi por essa razão que a oração de Daniel não foi respondida de imediato. A resposta demorou até que o rei da Pérsia escolheu o bem, por sua própria vontade.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA