No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras. 2 Pedro 2:1, NVI

Recentemente, Simon Singh publicou seu livro The Codebreakers [Os Decifradores de Códigos]Nele o autor conta a história do matemático inglês Alan Turing, que trabalhou durante a Segunda Guerra Mundial decifrando os códigos usados pelos alemães. Ele atuava em Bletchley Park, uma antiga instalação militar secreta localizada a 80 km de Londres.

Alan Turing começou a observar os 159 quintilhões de combinações nos códigos alemães e descobriu como quebrá-los em tempo real. Enquanto a liderança nazista enviava códigos para suas forças de guerra, Turing enviava mensagens às forças aliadas para que soubessem exatamente onde se encontravam os inimigos. Por causa desse trabalho, muitos estudiosos da Segunda Guerra Mundial dizem que, na pior das hipóteses, Alan Turing ajudou a encurtar a guerra em dois anos e que, na melhor das hipóteses, sua iniciativa ganhou a guerra.

Quando você conhece a estratégia do inimigo, é muito mais fácil desenvolver um plano para a vitória. Por isso, Pedro alertou quanto ao surgimento de falsos profetas e mestres que trabalhariam para introduzir secretamente seus ensinos destruidores. Segundo ele, as heresias não surgiriam abertamente, mas sempre de forma muito discreta. É preciso estar alerta e saber ­interpretá-las com profundidade bíblica.

Por um lado, temos hoje nossas maiores oportunidades para chegar aos confins da Terra. Podemos usar TV, rádio, internet e as publicações, sem barreiras geográficas. Regimes totalitários ou qualquer outro tipo de força não podem impedir a pregação do evangelho.

Por outro lado, enfrentamos nossos maiores desafios. O inimigo sabe que uma igreja unida, buscando o poder do Espírito Santo, preocupada em formar discípulos e em manter-se concentrada na missão pode abreviar a volta de Jesus. Por isso, ele faz de tudo para impedir o progresso da obra de Deus. Ele causa confusões doutrinárias, desperta novas aplicações para as profecias e incita a marcação de datas para a volta de Jesus.

Fique atento à estratégia do inimigo. Ele está usando toda a sua astúcia para desviar os adventistas do sétimo dia da missão de alcançar o mundo com o evangelho. Antecipe-se a seus ataques, permaneça fiel e aproprie-se da vitória de Jesus.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA