Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina. Efésios 4:14

Estamos vivendo em dias nos quais “todo vento de doutrina” tem soprado sobre a igreja. Ellen White comenta sobre isso em um longo artigo na Review and Herald,de11 de janeiro de 1887. Segundo ela: “Os dias se aproximam rapidamente, quando haverá grande perplexidade e confusão. Satanás, vestido com vestes de anjos, enganará, se possível, os próprios eleitos. […] Todo vento de doutrina estará soprando.”

Com base em um recente sermão do pastor Mark Finley, apresentarei hoje, e nos próximos quatro dias, cinco “ventos de doutrina” que têm soprado sobre a igreja.

O primeiro é a “tempestade de areia da dúvida”. Caso você já tenha enfrentado uma tempestade de areia real, entende bem o que isso significa. Durante a tempestade de areia, não é possível identificar o caminho; a visão fica obscurecida; o pensamento, confuso; e o rumo, perdido.

Ao longo dos tempos, o inimigo tem usado a “tempestade de areia da dúvida”. Ele fez isso no Éden e também na tentação de Cristo, dois momentos decisivos da história da humanidade. Nos dois casos, ele torceu as palavras de Deus em favor de seu engano.

Com as dúvidas que levanta, o inimigo pretende minar a confiança na integridade da Bíblia e da mensagem adventista. Não há problema em fazer perguntas, mas, quando elas apenas provocam dúvidas e espalham incertezas, acabam destruindo a fé. Os primeiros cristãos não alcançaram o mundo pregando um Cristo que levantava dúvidas, mas um Deus que trazia certezas.

No sermão “O Valor da Mente Fechada”, Mark Finley faz um importante contraponto ao constante estímulo a ter “mente aberta” e ver tudo como opcional. Finley destaca que, em muitos casos, há um grande valor na mentalidade fechada. Ele usa como exemplo seu casamento, que tem mais de 50 anos. Mark diz que sua mente não está aberta para outras opções. Nesse sermão, cita também sua conversão, aos 17 anos, e confirma seu compromisso de fé, que não mudou.

As “tempestades de areia da dúvida” são uma das estratégias do inimigo para fragilizar nossa fidelidade e enfraquecer nossa missão. Enfrente-as com a Bíblia na mão. Ela é a única lâmpada que pode iluminar seu caminho e fortalecer seus passos.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA