Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

Os diferentes ventos de doutrina (Ef 4:14) que sopram sobre a Igreja Adventista hoje trazem uma “brisa contaminada pela heresia”. Essa corrente de ar adoece o corpo de Cristo e transmite com rapidez o vírus do erro de uma pessoa para outra e de uma igreja para outra. Em geral, ela deixa um rastro de conflito e causa morte espiritual. Essa brisa afetou a igreja cristã apostólica e continua atingindo a igreja hoje.

Ainda no começo do cristianismo, Paulo procurou alertar Timóteo contra a heresia. Ele disse: “Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não traz proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes” (2Tm 2:14). Ele chegou a nomear duas pessoas, Himeneu e Fileto, mencionando que o “ensino deles alastra-se como câncer” (2Tm 2:17).

Como uma doença mortal, ideias de mentes isoladas e sem coerência com a Bíblia causam feridas na igreja, distraem o povo de Deus, provocam desperdício de energia e atrapalham o cumprimento da missão.

Em todas as épocas, Deus tem acrescentado luz a Seu povo, e Ele faz isso conectando a nova mensagem com Sua revelação ao longo da história. Ellen White orienta: “As velhas verdades são todas essenciais; a nova verdade não é independente da antiga, mas um desdobramento dela” (Parábolas de Jesus, p. 127). Poderemos ter novas perspectivas sobre nossas crenças e doutrinas? Certamente. No entanto, qualquer nova revelação da verdade sempre estará fundamentada essencialmente no que Deus já comunicou à Sua igreja.

As heresias aparecem sempre bem disfarçadas. Essas ideias são apresentadas como nova luz e minam sorrateiramente a confiança na igreja e em sua liderança. Em geral, seus defensores assumem a posição de guardiões da verdade e se apresentam como os únicos que podem expressá-la. Isso não é o surgimento de uma nova luz, mas o ressurgimento de uma velha heresia. Como resultado, as pessoas perdem o interesse de alcançar o mundo e se tornam obcecadas em mudar a igreja.

As brisas da heresia fazem muito mal à igreja. Proteja-se delas, permanecendo fiel à Revelação e manejando bem a Palavra da verdade.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA