Que a vossa fé e esperança estejam em Deus. 1 Pedro 1:21

“O vento quente do fanatismo” tem soprado sobre a igreja hoje. Normalmente baseada em uma religião emocionalista, essa corrente bastante perigosa coloca os sentimentos acima da Palavra de Deus.

Para uma geração que muitas vezes é superficial em sua compreensão da Bíblia e quer uma forma instantânea de religião, o inimigo se sentirá à vontade para mostrar seus sinais e maravilhas dentro da própria igreja. E eles se transformarão na essência da fé para alguns.

Ellen White fez um contundente alerta sobre essa ameaça: “Cenas assombrosas, com as quais Satanás estará intimamente ligado, terão lugar em breve. A Palavra de Deus declara que Satanás operará milagres. Fará com que as pessoas fiquem doentes, e depois, de repente removerá delas seu poder satânico. Serão consideradas então curadas. Essas obras de cura aparente levarão os adventistas do sétimo dia à prova” (Mensagens Escolhidas, v. 2,p53).

Milagres têm seu lugar em nossa experiência de fé, mas não podem, de modo nenhum, substituir o valor da Palavra de Deus em nossa vida. Em breve, a igreja receberá a chuva serôdia, e muitas demonstrações de poder divino ocorrerão, mas elas jamais serão usadas como base para anular as verdades das Escrituras.

Não podemos correr o risco de ser uma geração sempre em busca de “algo mais” e que se torna presa fácil da sedução do inimigo. Se não estivermos ancorados e fundamentados em Deus e em Sua Palavra, poderemos ser levados pelo fanatismo e seu falso movimento religioso.

Precisamos ficar atentos, e isso significa observar sempre o primeiro passo do avanço que o mal esteja fazendo entre nós. Se não percebermos a maneira como ele discretamente começa a influenciar e ditar comportamentos, abraçaremos o erro como se fosse verdade. Depois da mudança de comportamentos é muito mais difícil despertar e voltar ao caminho original.

Por isso, não seja um cristão em permanente busca de êxtase e novidade, tornando-se, assim, vulnerável ao “vento quente do fanatismo”. Estabeleça sua fé e esperança na Palavra de Deus, e Ele manterá seus pés firmes, e seus olhos abertos.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA