Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. Salmo 139:23

Você já parou para avaliar o quanto Deus conhece sua vida e como Ele acompanha seus passos? Muita gente vive sem levar isso em conta ao fazer escolhas, alimentar pensamentos ou manter hábitos particulares.

Deus está sempre a seu lado. Não importa a hora da noite, o lugar solitário ou se você está com uma turma de amigos. Ele sempre acompanha você. Será que, sabendo disso, seus atos, pensamentos e palavras poderiam continuar sendo os mesmos?

Deus sempre está nos vendo para nos proteger e ajudar em qualquer momento, lugar ou situação. Mas quero lhe convidar a pensar um pouco nas suas atitudes diante dessa realidade. Uma leitura do Salmo 139 pode ajudar a entender até onde vai essa companhia.

Se você precisa de um alerta mais forte, Hebreus 4:13 aprofunda o assunto ao nos lembrar de que “não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele a quem havemos de prestar contas” (ACF).

Você já pensou em quantas coisas as altas horas da madrugada têm para dizer? O que as luzes apagadas e as portas trancadas de alguns quartos poderiam mostrar? Quantas situações constrangedoras os círculos de amigos contariam? Infelizmente, muitas pessoas passam a impressão de um ótimo comportamento em público, mas levam outra vida em particular.

Ellen White chama a atenção para a realidade de que Deus vê tudo. Ela diz: “Se procurássemos sempre ter a consciência de que Deus vê e ouve tudo que fazemos e dizemos e mantém um registro fiel de nossas palavras e ações, e de que um dia vamos prestar contas de tudo isso, teríamos receio de pecar” (Patriarcas e Profetas, p. 217).

Esteja alerta contra a armadilha dos pecados secretos. Satanás tem trabalhado para manter algumas pessoas dentro da igreja como cristãos apenas de aparência. Isso aprofunda as raízes do pecado, deixa a vida cristã infeliz e compromete a salvação. É hora de enfrentar a situação, clamar por socorro e repetir, como José no Egito: “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gn 39:9).

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA