Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o entendimento, minha é a fortaleza. Provérbios 8:14

O herói infantil He-man, mostra a espada e grita: “Eu tenho a força.” Mas no verso de hoje Deus afirma “Minha é a fortaleza” Quem tem a razão? Alguém está mentindo. Não pode haver duas verdades ao mesmo tempo.

O humanismo de nossos dias ensina que há energia quase divina dentro do ser humano. “Concentre-se, tire a energia dentro de você, mentalize,” – afirmam. Quanta verdade existe nestas afirmações? Quanto poder, e força interior possui o homem?

A Bíblia por sua vez ensina que a força vem de Deus. É dEle que vem o conselho e a verdadeira sabedoria. O valor da criatura é extrínseco. Valemos porque Deus nos considera valiosos, não porque tenhamos valor em nós mesmos.

Portanto, para ser feliz e realizado nesta vida,  você precisa ir diariamente a fonte inesgotável de sabedoria. Deus é o criador e conhece melhor do que ninguém a obra de suas mãos. Quem melhor do que Ele para  mostrar-lhe o caminho da prosperidade?

O ser humano natural não gosta de receber conselhos, prefere aconselhar. Não aceita ser o segundo, quer ser sempre o primeiro. Foi assim desde o princípio. A serpente disse a Eva: “Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Gên. 3:6. Que idéia sedutora. Ser como Deus. Desde aquele dia a humanidade iniciou a desesperada corrida em direção da sua própria divinização. Gosta de brincar de Deus. Inventa pequenos deuses. Sente-se Deus.

Para que conselho? Ou instrução? “Eu tenho a força”, grita bem alto. No fundo, nem ele próprio acredita na sua teoria oca, mas persiste e insiste a despeito de suas frustrações e derrotas.

Hoje você precisa de sabedoria, e de conselho para tomar uma decisão importante?   Sente-se cansado, triste, magoado e precisa ser fortalecido? Vá a Jesus. Ele sempre está com os braços abertos esperando o retorno dos seus filhos. Só nEle poderá encontrar refúgio, alívio e forças para carregar o fardo que as circunstâncias lhe impõem. Ele afirma: “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o entendimento, minha é a força.”    Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA