Se disserdes: Que comeremos no ano sétimo, visto que não havemos de semear, nem colher a nossa messe? Então, eu vos darei a minha bênção no sexto ano, para que dê fruto por três anos. – Levítico 25:20-21

Em Levítico 25, dentre as diversas orientações e leis que Deus deu para Seu povo, Ele deixou algumas que merecem ser copiadas nos dias atuais, tais como:

– A terra deveria guardar um sábado, ou seja, para cada seis anos que o povo plantasse, no sétimo ano, a terra deveria descansar (v.1-7). Para quem vive da terra, logo viria a preocupação: Como faço no 7o. ano? Vou viver do que? Então teriam como resposta da parte de Deus, de que se fossem fiéis, no 6o. ano Deus daria 3 vezes mais, para que tivessem o suficiente no 6o. ano, no 7o. quando a terra descansaria, e no 8o., quando estivessem semeando até ter a colheita novamente (v.20-22). Esse é o Deus do impossível, para os homens, mas não para o Deus Todo-Poderoso.

– Também instituiu o ano do jubileu, ou seja, se a pessoa vendeu suas terras, pois estava sem dinheiro, ou a si mesmo, como escravo, pelo mesmo motivo, quando chegasse o ano do jubileu, 7 semanas de anos, 49 anos (v.8), deveriam “santificar o ano quinquagésimo e proclamar liberdade na terra a todos os seus moradores” (v.10). As terra voltariam para a posse de seus antigos donos, e os escravos, judeus, seriam libertos. Deus pensa em todos os detalhes, inclusive de que não se explore o povo.

– Se uma pessoa empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás (v.35-38). Não darás teu dinheiro com juros, nem lhe darás o teu mantimento por causa de lucro. Já pensou nisso? Não teríamos ninguém passando fome. Cada um responsável pelo semelhante, sem tentar explorá-lo.

Deus pensa no descanso tão necessário da terra, pensa em devolver as terras vendidas, durante um tempo de necessidade, para seus antigos donos, pensa também nos que estão em grande necessidade. Deus se preocupa com cada detalhe de nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA