E o Senhor ferirá Israel, de maneira que ficará como junco balançando na água. Ele desarraigará Israel desta boa terra que deu aos seus antepassados e os espalhará para além do Eufrates, pois provocaram a ira do Senhor com os postes sagrados que fizeram. – I Reis 14:15

Em I Reis 14, mostra que os reis desta época, tanto Jeroboão, em Israel, quanto Roboão, em Judá, fizeram o que não era agradável ao SENHOR. Quando o filho de Jeroboão ficou doente, ele pediu que sua esposa se disfarçasse e fosse procurar o profeta Aías, em Siló, que profetizara que Jeroboão seria o rei de Israel, para saber sobre o destino de seu filho. Aías já não podia ver, mas o SENHOR o revelou que ela viria procurá-lo e o orientou sobre o que dizer (v.1-6).

Quando ela chegou, ele disse: “Entre, esposa de Jeroboão! Por que finge ser outra pessoa?” Então apresentou palavras duras vindas da parte de Deus, devido a rebeldia de Jeroboão, e por ter levado o povo a idolatria. Deus, o tirara do meio do povo para reinar sobre Israel, mas não valorizou o que Deus fez em sua vida. O profeta lhe disse: “Tão logo chegue ao limiar de sua casa, seu filho morrerá”. E foi o que aconteceu. Jeroboão reinou em Israel por 22 anos, e seu filho Nadabe o sucedeu (v.7-20). 

Em Judá, Roboão fazia algo semelhante, pois Judá fez o que era mau perante o SENHOR. Deus permitiu que Sísaque, rei do Egito, subisse contra Jerusalém e tomasse os tesouros da Casa do SENHOR e da casa do rei, levando tudo com ele. Tanto Jeroboão, quanto Roboão levaram o povo para distante de Deus, sendo influenciado pelas nações vizinhas, ao invés de testemunhar de Deus e Seus grandes feitos. E ainda lutaram entre si constantemente, enfraquecendo suas forças, favorecendo as demais nações. Roboão reinou por 17 anos e foi sucedido por seu filho Abias (v.21-31). 

Muitas vezes Deus coloca pessoas especiais aos Seus olhos, em cargos importantes, mas ao invés de glorificarem a Deus, tomam decisões opostas as Suas orientações. Será que também estamos desprezando a Palavra de Deus?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA