Assim, Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o Senhor tinha dito. – Deuteronômio 34:5

Em Deuteronômio 34, lemos os momentos finais da vida de Moisés, e o Senhor lhe mostrando a Terra Prometida do alto do monte Nebo, do topo do Pisga, de onde poderia se avistar uma boa parte do território que Deus daria a Seu povo. Provavelmente este capítulo tenha sido escrito por Josué, que deve ter acompanhado Moisés nesta ultima jornada.

Moisés, servo do Senhor, apesar de estar com 120 anos, ainda enxergava bem e tinha todas as suas forças. Poderia facilmente subir o monte sozinho, mas, creio que tenha levado consigo seu fiel sucessor, Josué. O próprio Deus mostrou à Moisés, toda as terras que o povo herdaria, conforme havia prometido. Deus iria cumprir a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó, mas não sem antes mostrá-la detalhadamente à Moisés (v.1-4).

Moisés morreu nos braços do Senhor, e foi sepultado pelo próprio Deus num vale junto a Bete-Peor, em Moabe, local onde ninguém conseguiu descobrir até hoje. Mesmo porque Jesus o ressuscitou, conforme Judas 9 e Marcos 9:2-4. Ele foi pranteado por trinta dias até se cumprir o ritual do luto. Nunca houve em Israel outro profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecia face a face (v.5-12).

Josué assumiu efetivamente o comando sobre o povo de Israel, e estava cheio do Espírito Santo, pois Moisés havia imposto as mãos sobre ele. O povo o obedeceu e fizeram o que o Senhor havia ordenado a Moisés (v.9).

Pela sua fidelidade a Deus, o próprio Senhor cuidou de Moisés nos momentos finais de sua vida. Deus espera a mesma fidelidade em cada um de nós, e promete estar conosco todos os dias de nossa jornada.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA