O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel. Provérbios 12:10

vida é um dom de Deus, criada para durar para sempre. Infelizmente, o pecado de Adão e Eva trouxe morte ao mundo, “porque o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). Nós, cristãos, somos proibidos por Deus de assassinar seres humanos (Êx 20:13) e incentivados a cuidar da vida e das necessidades dos animais (Pv 12:10; Sl 104:27). Ellen White conta que Jesus cuidava não só das pessoas, mas também dos animais. “As criaturinhas dos bosques, os pacientes animais de carga – todos se sentiam mais felizes por Sua presença. Aquele cuja palavra poderosa sustinha os mundos detinha-Se para aliviar um pássaro ferido” (O Desejado de Todas as Nações, p. 74).

O filósofo e economista inglês Jeremy Bentham (1748-1832) afirmou que “o ser humano é o único animal que consegue conviver em termos amistosos com as vítimas que pretende comer até o momento da alimentação”. Em contraste, a Igreja Adventista do Sétimo Dia estimula seus membros a se tornarem vegetarianos. Em fevereiro de 1843, José Bates “resolveu não comer mais carne”. Em 1863, após receber uma visão sobre a mensagem de saúde, Ellen White continuou a comer carne esporadicamente. Entretanto, enquanto morava na Austrália, escreveu: “Desde a reunião campal de Brighton (janeiro de 1894) bani absolutamente a carne de minha mesa. Está entendido que, quer eu esteja em casa quer lá fora, nada dessa espécie deve ser usado em minha família ou vir à minha mesa. Este assunto tem sido, repetidas vezes, apresentado à minha mente, nas caladas da noite” (Conselhos sobre o Regime Alimentar, p. 488).

Muitos adventistas do sétimo dia são vegetarianos por questões de saúde. Estudos científicos realizados pela Universidade de Loma Linda e por diversas outras instituições ao redor do mundo já confirmaram os benefícios da alimentação vegetariana, conforme proposta por Ellen White. Porém, um número cada vez maior de pessoas tem seguido essa dieta por respeito e cuidado aos animais. Vale a pena lembrar que 25 de novembro se tornou o Dia Internacional Sem Carne. Nessa data, as pessoas são incentivadas a não comer alimentos cárneos. Alguns chegam a dizer: “Não coma um animal, alimente-o.” E o ator norte-americano Denis Leary disse: “Não comer carne é uma decisão; comer carne é instinto.”

Quem sabe você também possa passar a cuidar da vida animal, transformando este dia sem carne em uma vida sem carne? – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA