Reconcilia-te, pois, com ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.         Jó 22:21

Em Jó 22, Elifaz, em sua terceira e ultima participação, acusa Jó de ter cometido pecados específicos contra o próximo. Primeiro faz quatro perguntas a Jó, tentando mostrar que Deus não tem obrigação nenhuma para com as pessoas que buscam vantagem para si próprio:

  1. Pode alguém fazer algo para ajudar a Deus?;
  2. Pode alguém, ainda que sábio, lhe ser útil?;
  3. Que vantagem há para Deus em você ser justo? Ele ganharia alguma coisa se você fosse perfeito?;
  4. É por causa de seu temor que Ele o acusa e traz juízo? (v.1-4).

Com esta última pergunta, Elifaz o acusa de ser perverso, com pecados sem limites, e tenta enumerar as possíveis causas que levaram Jó a tamanho sofrimento:

  • Emprestou dinheiro a seu amigo e exigiu suas roupas como garantia;
  • Recusou-se a dar água ao sedento e comida ao faminto;
  • Desapossaste ao pobre e tomaste a terra a força;
  • Mandou a viúva embora de mãos vazias e acabou com as esperanças dos órfãos (v.5-9).

Elifaz enfatiza que os infortúnios de Jó resultam diretamente dos maus-tratos por ele infligidos aos fracos e necessitados, e que Deus estaria acompanhando tudo o que ele fazia, pois é Onipotente e Onisciente. Fala sobre o caminho dos ímpios e o fim deles (v.10-20).

A seguir ele faz um apelo para que Jó se reconcilie com Deus:

  • Sujeite-se a Deus, e terá paz; então as coisas lhe irão bem;
  • Ouça as instruções de Deus e guarde-as no coração;
  • Se te voltares para Deus, serás restaurado. Coloque sua vida em ordem;
  • Se deixares a cobiça por dinheiro, Deus será o teu tesouro, será o teu ouro e a tua prata (v.21-27).

No entendimento de Elifaz, se Jó atendesse a essas orientações, então ele se “alegraria no Senhor, oraria e Deus o ouviria. Seria bem sucedido em tudo, e a luz brilharia em seu caminho” (v.28-30).

Elifaz insiste para Jó abandonar o pecado e permitir que Deus restaure a sua vida. Elifaz tinha uma visão de Deus e dos acontecimentos, muito distorcida, atribuindo a Jó pecados que não cometera, como sendo a causa de seu infortúnio.

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