Disse Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém. – Esdras 1:2

Em Esdras 1, após a morte do rei Dario, monarca medo, seu general, Ciro, o sucedeu no trono, dois anos após a queda de Babilônia. O início de seu reinado marcou o fim dos 70 anos, desde que o primeiro grupo de hebreus fora levado cativo para Babilônia. Agora, no tempo em que Deus avisara que o Seu templo seria reconstruído, moveu Ciro como Seu instrumento para discernir as profecias com respeito a ele mesmo e concedeu ao povo judeu a sua libertação. Deus está sempre no controle de tudo.

No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, o Senhor cumpriu a profecia que havia anunciado por meio de Jeremias.  Despertou o coração de Ciro,, para registrar a seguinte proclamação a todo o seu reino: “O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém”. Ciro manifesta o seu conhecimento da profecia de Jeremias, provavelmente influenciado por Daniel, e demonstra a sua submissão à Alguém que era mais poderoso que ele, e que o incumbiu de uma grande missão: libertar o povo judeu, para que voltasse para Israel, e reconstruísse o templo de Deus. Então os líderes de Judá e Benjamim, e os sacerdotes, levitas, e todos aqueles cujo espírito Deus despertou, subiram para edificar a Casa do SENHOR (v.1-5).

Deus fez com que Ciro libertasse o povo, e moveu o povo a voltar para Jerusalém com uma grande obra pela frente, e providenciou que 5.400 objetos de ouro e prata, que Nabucodonosor trouxera do Templo de Deus, fossem devolvidos. Deus também moveu o povo local a fazer doações de objetos de prata, ouro, bens, gado e coisas preciosas, para que a obra fosse realizado (v.6-11).

Quando confiamos os problemas ao SENHOR, principalmente o que diz respeito à Sua obra, Deus assume o comando, e a obra será realizada. Ele toca no coração das pessoas e as move a colaborar com tudo aquilo que for necessário. Confie no SENHOR e o mais Ele fará.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA